Na Tua Palavra |
D. Nuno Brás
A família necessita de um milagre

Foi um hino à família e, em particular, ao papel da Mãe no seio da família a primeira homilia que o Papa Francisco pronunciou durante a celebração da Missa em Guayaquil, Equador, no passado dia 6.

Comentando a narração das Bodas de Caná (Jo 2), o Papa começou por sublinhar que Maria é Mãe: está atenta, reza, atua. Está atenta e percebe que falta o vinho, “sinal de alegria, de amor, de abundância” – e o Papa Francisco recordou também os adolescentes, os jovens, os idosos que se dão conta de que na sua família falta a alegria e o amor. Maria reza, dirige-se a Jesus, e “ensina-nos a colocar as nossas famílias nas mãos de Deus”, mostrando que “as nossas preocupações também são preocupações de Deus”. E Maria atua, convidando a colocar-nos à disposição de Jesus: “o serviço é o critério do verdadeiro amor” – disse o Papa. E continuou: “aquele que ama serve, coloca-se ao serviço dos outros. E isto aprende-se especialmente na família, onde nos fazemos servidores uns dos outros”.

Na família aprendemos a pedir perdão. A família, disse ainda o Papa Francisco, “é o hospital mais próximo”, a primeira escola para as crianças, o grupo de referência imprescindível para os jovens, o melhor lar para os idosos. E continuou: “a família constitui a grande riqueza social, que outras instituições não podem substituir, e que deve ser ajudada e potenciada”. “A família – referiu ainda – forma também uma pequena Igreja, chamamos-lhe Igreja doméstica que, juntamente com a vida, faz jorrar a ternura e a misericórdia divinas. Na família a fé mistura-se com o leite materno”.

Mas o Papa Francisco foi ainda mais longe: “Na família, e disso todos somos testemunhas, os milagres fazem-se com o que há, com o que somos, com aquilo que cada um tem à mão… e muitas vezes não é o ideal, nem o que sonhamos, nem o que devia ser. Há um detalhe que nos deve fazer pensar: o vinho novo, esse vinho tão bom (…) nasce das vasilhas de purificação, ou seja, o lugar onde todos tinham deixado o seu pecado… Nascem do ‘piorzito’. (…) A família hoje necessita deste milagre”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES