Mundo |
Paquistão: a ameaça permanente da lei da blasfémia
Reino do terror
<<
1/
>>
Imagem

Perseguidos, chantageados, agredidos e mortos. No Paquistão, os cristãos sentem-se como que abandonados. É raro o dia em que não há notícias de um cristão falsamente acusado de blasfémia. E isso é quanto basta para ser enviado para a cadeia. Ou para ser morto.

 

Awais Qamar teve sorte. Muita sorte. No passado dia 2 de Julho, os vizinhos começaram a dizer que ele usava um pedaço de uma pintura, com versos escritos do Alcorão, como tapete na sala. Foi o que bastou. As palavras tornaram-se gritos e a multidão quis fazer logo ali justiça pelas próprias mãos. Atacaram a casa de Qamar, agrediram-no, assim como à sua mulher e cunhada. Raparam-lhes o cabelo, pintaram-lhes os rostos de negro e levaram-nos para o meio da aldeia, para os espancarem até à morte. Como se fosse um espectáculo. Tiveram sorte. Apareceu a polícia no último instante e salvou-os de uma morte certa e cruel.

 

Vidas de sofrimento

Normalmente a polícia não aparece ou chega quase sempre tarde demais. Awais, a mulher e a cunhada tiveram sorte. Não morreram, mas agora têm de ir viver para outro lado. Ficar ali, em casa, é arriscado de mais. A história de Awais é o retrato dos Cristãos no Paquistão. Há uma cultura de impunidade que tem transformado a vida dos Cristãos num autêntico inferno. Olhados pela sociedade como se fossem cidadãos de segunda classe, os Cristãos vivem em permanente ameaça. As histórias do sofrimento destes homens e mulheres são arrepiantes. A acusação de blasfémia é cobarde. Atinge as minorias religiosas e os mais pobres da sociedade. É, demasiadas vezes, uma condenação à morte.

 

Solidariedade

Os Cristãos do Paquistão não têm mais ninguém a quem recorrer. Precisam da nossa ajuda. Ainda recentemente, D. Joseph Couts, Arcebispo de Karachi, quando esteve em Portugal, a convite da Fundação AIS, lançou-nos um apelo: “A vossa ajuda, a vossa caridade é a nossa esperança”. Awais Qamar não foi linchado pela multidão. Mas Aftab Masih morreu na cadeia, enforcado por um crime que nunca cometeu. Shahzad e a mulher, Shama, foram queimados vivos num forno de cozer tijolos. Ela estava grávida. Sete famílias de Rao Khan Wala foram expulsas de suas casas e agora vivem na rua, aumentando a multidão dos sem-abrigo. Nauma Masih, um rapaz de apenas 14 anos, foi agredido e queimado vivo. Apenas por ser cristão e o ter dito em público. Não sobreviveu. Os Cristãos vivem dias de terror no Paquistão. Eles precisam da nossa ajuda, das nossas orações. Precisam de nós para sobreviver.


____________________


"Saber que há pessoas que pensam em nós, que rezam por nós, dá-nos muita força para enfrentarmos os nossos problemas. Muito obrigado!

D. Joseph Coutts, Arcebispo de Karachi, Paquistão

 

OS CRISTÃOS DO PAQUISTÃO CONTAM COM A NOSSA AJUDA

 

Com 95 euros é possível apoiar a subsistência de um sacerdote e com apenas 35¤ podemos oferecer 10 catecismos “Eu Creio”, na língua Urdu. POR FAVOR, COLABORE!

texto por Paulo Aido, Fundação Ajuda à Igreja que Sofre
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES