Lisboa |
Jornadas Nacionais de Comunicação Social
Envolvimento das comunidades cristãs na pastoral familiar é “absolutamente decisivo”
<<
1/
>>
Imagem
O Cardeal-Patriarca de Lisboa apelou a uma maior interação entre a comunidade paroquial e a família. O desafio foi lançado durante as Jornadas Nacionais de Comunicação Social, que decorreram em Fátima.

 

“Muito depende da família, rumo a uma sociocultura mais humana e solidária. O envolvimento das comunidades cristãs na pastoral familiar – preparação atempada do matrimónio e apoio constante a cada família – torna-se hoje absolutamente decisivo, da Igreja para o mundo”, alertou D. Manuel Clemente, no passado dia 25 de setembro. Segundo o Cardeal-Patriarca, a raiz do problema para a debandada da juventude “não são itinerários pessoais” dos jovens porque Deus “continua presente e a fazer caminho com eles”.

No encerramento das jornadas, que reuniram cerca de 100 pessoas, o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais considerou que os meios de comunicação social ligados à Igreja têm de “somar esforços” e trabalhar em “parceria”. “Se todos soubermos somar esforços podemos fazer muito mais e ainda melhor”, afirmou D. Pio Alves.

‘Comunicação e Família: partilha de afetos’ foi o tema destas jornadas, onde D. Pio Alves lembrou que a família é “alicerce, testemunho e motor de uma sociedade renovada”. “Não que nos situemos num mundo cor-de-rosa onde tudo é azeite e mel; não que nos fechemos à leitura da realidade, sempre difícil e tantas vezes dura; mas, para além de tudo isso, a família pode e deve ser permanentemente redescoberta como alicerce, testemunho e motor de uma sociedade renovada”, afirmou o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, na sessão de abertura.

foto por Arlindo Homem
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES