Vocações |
SIM no tempo de Advento
O mistério da Encarnação ilumina a vida que é vocação
<<
1/
>>
Imagem

A vocação acontece na relação com Deus e no SIM de cada dia, na escuta da sua Palavra e no deixar que Jesus seja o Mestre na aprendizagem do dia-a-dia, minuto a minuto... descobre-se na relação com Jesus e através dos outros.

A família é um lugar privilegiado para o seu desabrochar, para o encontro íntimo com Jesus que se aprende vivendo em Igreja, também ela família: a dos filhos de Deus.

E Nazaré revela-se modelo da família que diz SIM: a Virgem Santa Maria nasceu e cresceu num lar. São José nasceu e cresceu num lar. Jesus nasceu e cresceu num lar. Foi numa família que Deus quis descer e habitar entre nós.

Nossa Senhora disse SIM mas a sua vocação começou muito antes. No seu SIM ela aceitou construir a sua vocação como Mãe de Jesus, mostrando quem e como são “felizes aqueles que escutam e praticam a sua Palavra” (cf. Lc 8, 21), na aprendizagem com o Mestre, no dia-a-dia, nos acontecimentos da vida…

São José disse SIM mas a sua vocação começou muito antes. No seu SIM, esta ganhou forma como guarda do Redentor e protector dos filhos de Deus, e cresceu na ajuda e no apoio à Virgem Maria e a Jesus.

Tantos e tantas que disseram SIM mas a sua vocação começou antes. Nos seus SIM’s viram a sua vida ganhar luz, liberdade, intensidade e renascer todos os dias… mas a sua vocação começou antes no eterno regaço do Pai que nos faz renascer cada vez mais em união com Ele; no terno pensamento do Pai que enviou o Seu Filho com uma Missão e que a todos chama a tomar parte da mesma.

É assim mesmo: a vocação cresce na relação com o Jesus que com a Sua infinita pedagogia nos revela o Pai e nos ajuda a conhecermo-nos a nós próprios. Passo a passo, dia-a-dia… orando, comungando, reconciliando… Deixando-O tornar-se vivo em nós, através da Eucaristia, como o fez na Virgem Maria, no seu seio, através da Encarnação.

Relação, encontro, caminho, aprendizagem: e a vocação vai-se manifestando. Advento é tempo de renovar e reafirmar o Sim, um SIM que se renova todos os dias e que se abre a Jesus que nos bate à porta, quer fazer morada em nós, quer caminhar connosco, é Emanuel.

O Natal que antevemos é deixar que a nossa vocação reaprenda e se revigore, que o nosso coração se abra à Sua Misericórdia e ao Seu caloroso Amor.

Senhor, que quereis que Eu faça? Aqui e agora, como quereis que vos receba e dê ao mundo?

 

________________


Atividades Vocacionais

 

Pré-Seminário

18 a 20 de dezembro – Estágio de Natal: para rapazes do 7º e 8º anos

20 a 23 de dezembro – Campanário de Natal: para rapazes do 9º, 10º e 11º anos

informações e inscrições em www.preseminariodelisboa.net

 

Sector de Animação Vocacional

19 a 20 de dezembro – Luzeiro de Natal: para raparigas do 7º, 8º e 9º anos

19 a 20 de dezembro – Luzeiro de Natal: para raparigas do 10º, 11º e 12º anos

informações e inscrições em www.vocacoesxpto.net

 

“Luzeiro”  

“Luzeiro” (Luz que ilumina o caminho) é um encontro nas férias, com raparigas da mesma idade, que enriquece e proporciona a caminhada com, no e pelo Senhor. Jesus já se adiantou, é a nossa Luz primeira que nos ilumina neste caminho; mas faz caminho connosco de diversas formas. Esta é uma delas: um tempo em comum de partilha, escuta, convívio, oração… descoberta do que Deus sonha para cada uma e que neste Natal quer vir mostrar.

Se alguma destas perguntas te desafia – Estarei preparada para aceitar ir mais além e deixar-me guiar por Ele? Deus pede-me que procure como poderei seguir, descobrir e (des)envolver a minha vocação? Quero dar passos para crescer também na relação com Jesus? – Então arrisca: inscreve-te e vem!

texto pela Pastoral das Vocações do Patriarcado de Lisboa
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES