Juventude |
JMJ 2016
Jovens de Lisboa a caminho de Cracóvia
<<
1/
>>
Imagem

Seis centenas de jovens estão inscritos pelo Serviço da Juventude de Lisboa para participarem na próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai decorrer em julho, em Cracóvia. O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil prevê a participação de 5000 jovens portugueses.

 

Após o encerramento da primeira fase de inscrições, o Serviço da Juventude de Lisboa tem 600 jovens inscritos. Dada a grande procura, a pastoral juvenil do Patriarcado lançou uma modalidade extra que contempla a viagem em autocarro. De toda a diocese estima-se que o número de participantes seja de aproximadamente 1200 jovens, sendo que muitos viajam por meios próprios ou integrados em organizações de movimentos juvenis. Os encontros de preparação serão abertos a todos, independente da forma como irão participar na JMJ.

 

5000 jovens portugueses

Nos dias 4 e 5 de dezembro estiveram reunidos, em Fátima, os responsáveis dos secretariados diocesanos da juventude nacionais. O diretor do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil (DNPJ), padre Eduardo Novo, realçou que "é o momento de, juntos, construir as jornadas mundiais da juventude, desde os aspectos logísticos – transportes, viagens, segurança, alimentação – à preparação espiritual e cultural”, num encontro onde foram apresentadas novidades que este responsável trouxe do encontro internacional preparatório da JMJ em Wadowice – a terra natal do Papa São João Paulo II – que decorreu entre 26 a 28 novembro. O DNPJ estima que cerca de 5000 jovens de todo o país participem na próxima JMJ.

 

________________


“Queridos jovens, Jesus misericordioso, representado na imagem venerada pelo povo de Deus no santuário de Cracóvia a Ele dedicado, espera-vos. Fia-Se de vós e conta convosco. Tem muitas coisas importantes a dizer a cada um e a cada uma de vós… Não tenhais medo de fixar os seus olhos cheios de amor infinito por vós e deixai-vos alcançar pelo seu olhar misericordioso, pronto a perdoar todos os vossos pecados, um olhar capaz de mudar a vossa vida e curar as feridas da vossa alma, um olhar que sacia a sede profunda que habita nos vossos corações jovens: sede de amor, de paz, de alegria e de verdadeira felicidade. Vinde a Ele e não tenhais medo! Vinde dizer-Lhe do mais fundo dos vossos corações: «Jesus, confio em Vós!» Deixai-vos tocar pela sua misericórdia sem limites, a fim de, por vossa vez, vos tornardes apóstolos da misericórdia, através das obras, das palavras e da oração, neste nosso mundo ferido pelo egoísmo, o ódio e tanto desespero”.

 

Papa Francisco

Mensagem para a XXXI JMJ 2016

 

________________


Hino Sinodal: “É o sonho missionário...”

Na Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) do passado mês de abril, em Mafra, a banda juvenil ‘Ca’fé’, da paróquia de Rio de Mouro, apresentou uma versão “jovem” do Hino do Sínodo Diocesano 2016. A pedido de D. Manuel Clemente, a música foi gravada em estúdio e é agora lançada pelo Serviço da juventude.

O hino, com acordes, está disponível no site do Serviço da Juventude (www.juventude.patriarcado-lisboa.pt) e pode ser descarregado, em formato mp3.

 

________________


CNE: Curso de História da Igreja

O Corpo Nacional de Escutas, em parceria com a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, oferece, a partir de 14 de janeiro de 2016, um curso de história da Igreja, em sete sessões. O curso que tem como tema: ‘A Igreja na história: etapas, ruturas e atualidades’ vai decorrer no Espaço 34 – Sede Nacional do CNE (R. D. Luís I, 35 - Lisboa) e a inscrição para o curso completo ou por sessões, é gratuita e pode ser feita através de e34@escutismo.pt.

 

________________


Encontro Europeu de Taizé: Jovens da Europa a passam o ano em fraternidade

 

Pela primeira vez, a cidade de Valência, em Espanha, vai acolher os milhares de jovens participantes no Encontro Europeu de Taizé.

Os que vêm de fora serão todos alojados em famílias. Todas as Igrejas se empenharam no acolhimento. Entre os numerosos intervenientes nos ateliês, alguns responsáveis judeus e muçulmanos vão animar um encontro sobre o diálogo inter-religioso. O irmão Alois vai desenvolver, durante a oração da noite de cada dia, propostas para viver a misericórdia e aprofundar uma fraternidade universal.

Informações: www.taize.fr/pt

textos por Serviço da Juventude; fotos D. R.
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES