Lisboa |
Solenidade de São Vicente
Lisboa como “campo de ensaio intercultural inclusivo e frutuoso”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca considera que a cidade de Lisboa “tem especiais condições para ser campo de ensaio intercultural inclusivo e frutuoso”.

 

“Um único Deus, para ser de todos; e a todos doado, como foi em Cristo. Sem constrangimento, pois o amor não força; e sem alheamento, porque é solidário. Como tive ocasião de dizer há pouco tempo na Câmara Municipal de Lisboa, num encontro inter-religioso pela paz, creio bem que a nossa cidade tem especiais condições para ser campo de ensaio intercultural inclusivo e frutuoso. Interculturalidade de reconhecimento mútuo e não multiculturalidade de guetos mal colados. Interculturalidade que a correta conceção de Deus não só permite, como apoia e promove. Prosseguindo a melhor tradição de Lisboa, de antes e depois dum trágico equívoco de três séculos (1496 ss), quando se quis fazer do confessionalismo o esteio do poder sociopolítico – e como voltaria a acontecer, se alguém quisesse impor o laicismo como condição da nossa vida cívica...”, destacou D. Manuel Clemente, na homilia da Solenidade de São Vicente. “Contra aquele equívoco se levantou então a consciência de muitos, também por motivação evangélica. Algo como fizera São Vicente, recusando o culto imperial do seu tempo. Por isso morreu e venceu com Cristo, por isso o solenizamos agora. Alcance-nos o mártir a vitória que o seu nome evoca: a liberdade dos filhos de um só Deus além de nós, que assim mesmo nos espera nos outros, como irmãos”, acrescentou o Cardeal-Patriarca, na celebração na Sé de Lisboa, no dia 22 de janeiro.

Pelo segundo ano, a Solenidade de São Vicente marcou a renovação dos votos dos diáconos permanentes da diocese. “Os nossos diáconos de Lisboa têm em São Vicente o exemplo claro do que querem ser, e com ele hão de ser, como certamente já são. E para todos nós aqui reunidos, batizados no mesmo Espírito de Cristo, não há outra maneira de estar na Igreja e no mundo, e na Igreja para o mundo: afirmar a Deus, no seguimento de Cristo, e servir a todos por amor de Deus”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES