Domingo |
À procura da Palavra
O “rating” do Evangelho
<<
1/
>>
Imagem

DOMINGO V COMUM Ano C
"Eles deixaram tudo e seguiram Jesus.”
Lc 5, 11

 

Nestes anos de crise continuada entraram no nosso vocabulário comum expressões como, “ratings”, “swaps”, “subprime” e muitas outras que o universo económico e financeiro utiliza abundantemente. Vamos entendendo melhor que é difícil ou quase impossível entender os mecanismos financeiros que dominam e sustentam a vida de todos. Ao ver o filme “A queda de Wall Street” de Adam McKay, que relata como quatro homens anteciparam o colapso global da economia dos EUA, ao apostar na crise imobiliária e lucrando com a tragédia de muitos, não é possível ficar indiferente à ganância e à mentira de todo o sistema. Alimentando-se da embriaguez das pessoas em “ter mais” (no caso imobiliário, mais casas, tantas de uma opulência escandalosa!) a “economia” deixa de ser o “bom governo da casa” para se transformar no “cemitério” da maioria dos que querem viver indiferentes ao mundo que os rodeia. E quem vem a pagar os excessos? Aqueles que até têm um nome exemplar: contribuintes! Mas o pior, como alertam as legendas finais, é não se aprender com os erros, recriando novas perspectivas de catástrofe.

Pedro e os outros pescadores conheciam bem o Mar da Galileia. Estavam habituados a fainas infrutíferas. E eram pacientes como são, geralmente, todos os pescadores. Mas aquele Rabi, que lhes entrara pelo barco adentro, e dizia palavras cheias de luz, pedia-lhes para lançar as redes em pleno dia? Pedro explicou como se tinham esforçado toda a noite sem nada apanhar, mas algo naquelas palavras o impeliu a arriscar. E com as redes cheias de peixes, reconheceu a sua pequenez e o seu pecado, pedindo a Jesus que se afaste dele. Mas é precisamente esse reconhecimento que faz com que Jesus não só não se afaste mas o confirme numa nova actividade: “ser pescador de homens”. Quer dizer, assumir a missão de “estender a mão” aos que correm o perigo de afogamento numa vida sem sentido, sem valores, sem “ar” (ou Espírito, que renova e faz viver), sem dignidade nem amor, sem verdade nem paz. A pesca naquele mar era incerta, por vezes, mas o risco dessa nova “pesca” que Pedro e os primeiros discípulos vão assumir parece ainda maior. Seria caso para dizer que o “rating” crescia em termos de risco, e dos A e AAA se poderia passar aos CCC e C ou D (que me perdoem os economistas deste uso tão pouco financeiro destas classificações)!

Claro que não se podem usar estes critérios (que são muito complexos) para “avaliar” o risco da empresa da evangelização. Para já porque a sua força não reside num empenho humano mas na força da palavra de Cristo. O seu objectivo não é um lucro material mas o conhecimento da pessoa de Jesus Cristo e como Ele transforma a existência numa vida em plenitude. A sua estratégia não se rege por especulações nem mentiras, mas pela busca incessante da verdade, e pela alegria transformadora da caridade. Os dividendos são partilhados constantemente; ou melhor, se não colocarmos obstáculos à graça, são oferecidos sem medida. E todos os que embarcam nesta “pescaria”, são corresponsáveis na diversidade das funções, recebendo o mesmo “denário” de vida eterna. Não entendo muito de “ratings”, mas quero ir aprendendo como Pedro, que vale a pena confiar na palavra de Jesus e não deixar de lançar as redes. Que não prendem, mas libertam e salvam quem arrisca deixar-se olhar e amar por Cristo. Fazendo como ele, capaz de reconhecer erros e pecados, para acolher o amor que rompe todos os “ratings”!

P. Vítor Gonçalves
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES