Artigos |
Isilda Pegado
A Caminhada pela Vida e o Congresso

1 – Terá lugar no próximo sábado (14 de Maio), em Lisboa (saída do Largo de Camões às três da tarde) a Caminhada pela Vida, a que todos somos chamados. Saímos à rua para publicamente afirmar o valor inviolável da Vida Humana. Só a partir deste é possível construir uma Sociedade para todos e capaz de gerar felicidade de homens, mulheres e crianças.

2 – Sabemos que o início, e o fim da Vida Humana (embrião e idoso/doente terminal), são as fases mais vulneráveis e de maior dependência do ser humano. Por isso, são também os momentos onde mais se espera o Amor, o apoio necessário para suprir as dificuldades.

3 – Nos últimos tempos têm sido tomadas posições políticas e sociais que atentam contra o embrião, negligenciam o apoio ao idoso ou ao doente terminal e à Família. Socialmente tem-se gerado uma cultura de individualismo e violência que a ninguém aproveita.

4 – Uma sociedade que não protege os mais vulneráveis, no tempo, irá gerar novas formas de violência, nomeadamente em ambiente familiar ou doméstico.

5 – Perante o debate da eutanásia em que esta aparece como proposta sustentada por alguma ideologia e lavra, no desconhecimento das consequências, não podemos ignorar ou calar o valor da Vida Humana e da sua dignidade.

6 – A Caminhada pela Vida será também movida por uma afirmação clara do valor de todas as vidas humanas e na necessidade de criar uma cultura de amor e apoio aos mais carenciados.

7 – Também neste sentido, a Federação Portuguesa pela Vida levará a cabo, na Casa-Museu Medeiros e Almeida, no dia 13 à tarde e no dia 14 de manhã (vd. Programa) um Congresso subordinado ao tema “Desafios da Vida e dos Tempos” onde, de forma científica, serão debatidos o apoio à maternidade, a dignidade da Vida Humana, Políticas Europeias e Nacionais.

8 – Perante o sofrimento, só o Amor pode vencer. A Família, como realidade humana, onde as dores e dificuldades são uma realidade, é lugar de Amor.

Ao Estado, ao Poder, pede-se o discernimento suficiente para servir todos os seres humanos, a sustentabilidade social, a Natalidade, a Família e a Paz social, através de leis e políticas que respeitem os Direitos Humanos.

9 – Nos dias 13 e 14 de Maio estaremos no Congresso e no Chiado, em Lisboa, para a Caminhada até à Assembleia da República e, publicamente afirmaremos que o Futuro depende da Solidariedade, da Família, do Amor e da Paz que hoje soubermos defender e construir. Contamos com cada um porque todos fazem falta!

 

______________


Programa do Congresso ‘Desafios da Vida e dos tempos’

Sexta-feira dia 13 de Maio

16h30 - Abertura: Pedro Líbano Monteiro, presidente assembleia geral FPV

16h45 - ‘Porque não encontrei quem me ajudasse…’: Francisco Vilhena da Cunha, vice presidente APFN; Elisabete Lopes Rodrigues, Carmoteca; Joana Tinoco Faria, Apoio à Vida; Sandra Anastácio, Ajuda de Berço; José Manuel Braço Forte, Santa Casa da Misericórdia do Montijo; João Marcelino, Viva Há Vida; Moderadora : Margarida Neto, Médica Psiquiatra

18h30 - ‘A Eutanásia – os desafios de um debate’: João Carlos Loureiro, professor Faculdade Direito de Coimbra; Sofia Reimão, Associação Médicos Católicos Portugueses; Moderador: José Diogo Ferreira Martins, Catholic Voices Portugal

Sábado dia 14 de Maio

10h30 - ‘O Panorama Internacional e a Federação Europeia ONE OF US’: Mayor Oreja, Presidente Federação Europeia One of Us; Ana Del Pino, secretária geral Federação Europeia One of Us; e ‘A questão Ideológica’: Maria do Céu Patrão Neves, professora Universidade dos Açores; Moderador : Pedro Vaz Patto, presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz

12h15 - ‘A Política ao Serviço do Homem’: Isilda Pegado, presidente FPV; Ascenso Simões, deputado PS; Filipe Lobo d’Avila, deputado CDS PP; Fernando Negrão, deputado PPD PSD; Moderadora: Raquel Abecassis, Rádio Renascença

13h00 - Conclusão do Congresso e Convite a participar à Caminhada pela Vida: António Pinheiro Torres, vice presidente FPV