Vocações |
Teste vocacional
Serei Águia ou Galinha?
<<
1/
>>
Imagem

Da autoria do Sector da Animação Vocacional (Luís Rabaça e Cláudia Romão), do Patriarcado de Lisboa, o texto ‘Serei Águia ou Galinha?’ traça uma pista de orientação para uma sessão/reflexão no âmbito da catequese vocacional.

 

Certo dia um camponês encontrou um ovo de águia que tinha caído de um ninho.
Recolhendo-o com cuidado, decidiu colocar o ovo junto das suas galinhas e foi aí que a águia acabou por nascer do ovo.

A águia passou então a comer milho e ração para galinhas e depressa adquiriu os hábitos dessas aves, de tal maneira que o próprio camponês já nem a distinguia das galinhas. Passado algum tempo o camponês recebeu a visita de um amigo que, ao ver a águia, disse-lhe:

-Este pássaro não é uma galinha. É uma águia.

-De facto - disse o camponês – deves ter razão, é águia, mas foi criada como galinha e por isso deixou de ser águia. Transformou-se numa galinha, apesar das suas magníficas asas!

-Não! - retorquiu o amigo - Ela é e será sempre uma águia! Tem coração de águia. E esse seu coração, fará com que um dia voe até às alturas.
-Não, não! - insistiu o camponês - ela transformou-se numa galinha e jamais voará como uma águia.

Então decidiram fazer uma prova. O amigo pegou na águia, ergueu-a bem alto e disse-lhe:

-Pertences às alturas e não ao chão, voa para o infinito do céu como te pede o coração!
Mas a águia, amedrontada, não fez sequer um movimento. Ao olhar em seu redor e, vendo as galinhas a comer milho no solo, deixou-se cair pesadamente e juntou-se a elas. O camponês insistia que era inútil tal esforço, mas o amigo continuou a tentar, até que um dia, os dois acordaram cedo e pegando na águia, foram para o cume de uma montanha, longe da confusão da cidade. O amigo ergueu a águia até ao pico da montanha e ordenou-lhe:

-Águia, desperta do teu sono, deixa nascer o sol dentro de ti. Abre as asas e voa!

A águia olhou em seu redor. Tremia como se experimentasse uma nova sensação. Mas foi então que aconteceu uma surpresa! A águia ergueu-se, soberba, sobre o seu próprio corpo e revelou toda a sua força, abrindo as suas asas e levantando voo. Voou na direção do sol nascente. Primeiro a medo, mas firme e confiante logo a seguir. Voou para o alto, para mais alto ainda, até desaparecer no horizonte. Acabara de irromper plenamente a águia até aqui prisioneira de galinha. Finalmente livre para voar e voar como águia resgatada rumo ao infinito. E assim voou até se fundir com o azul do firmamento.

 

Vocação mais do que jeito ou capacidade para alguma coisa, é um chamamento e uma iniciativa divina. Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os que escolhe, dando-lhes a ajuda necessária.

É um projeto que vem já antes de existirmos, pois para cada um Deus tem um projeto, um segredo de vida, que é pensado muito antes de nascermos.

Não se trata tanto de uma escolha, mas de uma atitude em que escutamos aquilo que Deus, como Senhor da nossa vida que nos ama e nos conhece, tem para nós. Se acreditamos que Ele nos ama, então podemos seguir sem medo aquilo que Ele deseja para nós.

 

Vocação é diferente de uma escolha individual, que fazemos e que depois tentamos justificar com “acho que Deus me diz para fazer isto ou aquilo”.

A vocação não é só uma coisa para padres e freiras; é para cada um de uma maneira única, porque aos olhos de Deus somos únicos. Seguir a vocação é colocar a nossa vida ao Seu dispor e fazer da nossa vida do dia a dia, uma entrega diária, em que vamos aprendendo a deixar os nossos gostos meramente pessoais, para aderir à vontade do Pai.

 

A vocação não é “uma coisa” que caia do céu, nem vem nenhum anjo dizer-nos qual o nosso caminho… É preciso procurá-la, sintonizar a nossa vida… para tal, há aspetos a cultivar:

1. Oração - “Senhor que queres que eu faça?” (Act. 9)

2. Percepção - “Mas quando digo: ‘Não quero ser mensageiro do Senhor, e não falarei mais do seu nome’, então a tua mensagem é como o fogo que me consome todo por dentro. Esforço-me para controlar, mas não consigo de modo nenhum.” (Jr 20, 9)

3. Informação - “Vejam bem como é aquela terra e se o povo que lá vive é forte ou fraco, se são poucos ou muitos. Vejam se a terra onde eles vivem é boa ou má e se as suas povoações são acampamentos abertos ou cidades fortificadas. Vejam se a terra é fértil ou pouco produtiva e se tem árvores ou não. E façam todos os possíveis para trazerem dos frutos da região.” (Nm 13, 18-20)

4. Reflexão - “Se algum de vocês quiser construir uma torre, não começará primeiro por se sentar e fazer os cálculos do que vai gastar, para ver se tem possibilidade de a acabar? Isto para que não aconteça que comece a construir e não possa acabar. Não faltará então quem faça troça dele e diga. ‘Este começou a construir, mas não conseguiu chegar ao fim.’” (Lc 14, 28-30)

5. Decisão - “Quando iam a caminho, houve alguém que disse a Jesus: ‘Irei contigo para onde quer que fores.’” (Lc 9, 57)

6. Acção - “Um pouco mais adiante, Jesus viu Tiago e seu irmão João, filhos de Zebedeu, que estavam no barco com o pai, a consertar as redes. Chamou-os e eles, deixando logo o barco e o pai, foram com Jesus.” (Mt 4, 21-22)

7. Direcção Espiritual - “Levanta-te e vai a Damasco, ali te dirão tudo o que está estabelecido que faças.” (Act. 22, 10)

Será que quando rezamos o “Pai Nosso” temos esta consciência de que pedir que seja feita a vontade d´Ele, é deixar que se cumpra aquilo que o Senho quer e não o que nós queremos?

 

Para reflexão individual:

1 – Tenho a coragem de ser uma verdadeira águia ou fico acomodado na vida do galinheiro?

2 - Que montanhas tem a minha vida que me poderão fazer voar e ser realmente feliz? Ou prefiro viver em galinheiro, a comer apenas milho e ração sem incómodos?

3 - O que é a vocação? Quem faz a vontade de Deus é livre?

4 - Imagina que o teu filho, irmão, amigo, namorado(a) está a pensar ir para o seminário/convento/missão. Como reagirias?

5 - Rezas pela tua vocação e pela vocação dos que mais amas?

6 – Tens coragem de continuar a proferir as palavras no Pai Nosso? Queres mesmo que na tua vida “se faça a Sua vontade…”?

 

 

_____________


Missão Jesus’16, em Alcabideche

‘Somos um só em Cristo’ é o mote escolhido pelo Seminário de São José de Caparide para a Missão Jesus, que este ano vai acontecer em Alcabideche, entre 4 e 19 de junho. Serão 16 seminaristas do Ano Propedêutico deste seminário menor da diocese, acompanhados pelo seu formador, padre Hugo Gonçalves, e vão ser recebidos em casas de famílias desta paróquia da Vigararia de Cascais, possibilitando, assim, a partilha e o envolvimento das famílias nesta Missão.

Durante estes quinze dias, são inúmeras as atividades que irão desenvolver nos vários lugares, com especial presença nas comunidades de Malveira da Serra, Janes e Murches, mas também nas outras localidades, sobretudo junto dos mais jovens, dos doentes e dos idosos.

Sendo uma atividade própria deste tempo formativo do Seminário de Caparide, o grande objetivo destes seminaristas é levar Jesus, movidos pelo ‘Sonho missionário de chegar a todos’, tema do Sínodo Diocesano 2016.

  

_____________



Semana de Verão para Rapazes

Um tempo para escutar e discernir a vocação! Uma semana de reflexão, oração, partilha, convívio e muito mais! Uma experiência da misericórdia de Deus vivida em comunidade! A Semana de Verão para Rapazes realiza-se de 17 a 23 de julho, no Seminário de Caparide, e este ano tem como tema ‘Misericordiosos como o Pai’.

 

O que é?

Um tempo para escutar e discernir a vocação…

Uma semana de reflexão, oração, partilha, convívio e muito mais…

Uma experiência da misericórdia de Deus vivida em comunidade…

 

Para quem é?

É para rapazes que tenham concluído o 11º ano e Universitários…

 

Informações

Site: http://seminarios.patriarcado-lisboa.pt/2016/05/23/semana-de-verao-2016/

Email: secretaria.spsj@gmail.com

P. Hugo Gonçalves: 912628861

P. Nuno Amador: 962911892

 

_____________

 

Ajude o Seminário de Caparide a comprar uma carrinha

O Seminário de São José de Caparide precisa de adquirir uma carrinha nova. O meio de transporte é essencial para o dia-a-dia deste seminário, no transporte dos 35 rapazes que se deslocam para a Universidade e para as atividades pastorais que desenvolvem um pouco por toda a diocese.

Pode ajudar-nos a comprar uma das peças! Basta escolher uma peça da lista abaixo e fazer um donativo individual ou em grupo!

2500¤ motor; 200¤ amortecedor; 170¤ porta; 150¤ roda; 120¤ banco; 100¤ vidro; 75¤ farol; 50¤ pisca; 20¤ óleo; 5¤ parafusos.

Depois de escolher a peça, faça o seu donativo para o IBAN: PT50 0010 0000 21930130001 74. Se pretender receber um recibo para efeitos fiscais, envie o comprovativo da transferência e os seus dados pessoais (nome, morada e NIF) para secretaria.spsj@gmail.com.

Desde já o nosso muito obrigado!

Já conseguimos angariar 45% do valor total necessário! (dados atualizados no dia 27 de maio de 2016)

Informações: www.facebook.com/seminariodesaojose

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES