Sínodo 2016 |
Sínodo Diocesano 2016
Patriarcado de Lisboa publica o Documento de Trabalho
<<
1/
>>
Imagem

Foi publicado o Documento de Trabalho que vai servir de base ao Sínodo Diocesano, que tem a sua abertura marcada para a Sé de Lisboa, no dia 27 de novembro, Domingo, e os trabalhos da assembleia sinodal no Centro Diocesano de Espiritualidade, no Turcifal, de 30 de novembro a 4 de dezembro.

 

Disponível no site oficial do Sínodo (http://sinodo2016.patriarcado-lisboa.pt), o Documento de Trabalho “sistematiza a contribuição de centenas de grupos e milhares de participações, que, ao longo de cinco trimestres estudaram, rezaram e projetaram as indicações pastorais do Papa Francisco na exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’, com «o sonho missionário de chegar a todos»”, refere o Cardeal-Patriarca, na carta introdutória do texto. O Sínodo que o Patriarcado prepara “tem de ser considerado como mais um momento duma caminhada sinodal inédita, que direta ou indiretamente envolveu, envolve e continuará a envolver a Diocese inteira, tendo a missão como propósito e a sinodalidade como método”, salienta D. Manuel Clemente. “Creio mesmo que, como exercício conjunto, este será o melhor resultado da caminhada que fazemos e a garantia mais sólida do que continuaremos a fazer, para a “nova evangelização” que tanto urge”, acrescenta.

O Documento de Trabalho foi enviado esta semana aos 136 membros que vão participar na assembleia sinodal, e cujos nomes podem ser igualmente consultados no site oficial do Sínodo. “Este Documento de Trabalho é particularmente confiado aos membros do Sínodo Diocesano, que o deverão estudar e comentar até 15 de outubro próximo, possibilitando assim que o Secretariado elabore a sua segunda redação, sobre a qual incidirão os trabalhos da assembleia sinodal propriamente dita”, explica o Cardeal-Patriarca de Lisboa.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES