Juventude |
Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Cracóvia
Cuca Roseta vai cantar na JMJ para os jovens portugueses
<<
1/
>>
Imagem

Fadista vai participar na ‘LusoFesta’, o encontro dos jovens portugueses organizado pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, em Cracóvia, onde estarão mais de 1200 jovens de Lisboa.

 

O diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) revelou que a fadista Cuca Roseta vai participar na ‘LusoFesta’, o encontro dos portugueses durante a Jornada Mundial da Juventude, na Polónia. Em entrevista à Agência Ecclesia, o padre Eduardo Novo explica que a ‘LusoFesta’, vai decorrer no dia 27 de julho, quarta-feira, em Cracóvia, e vai contar com o testemunho e a voz da fadista Cuca Roseta, numa participação que “que muito privilegia e alegra” por apresentar a música como “arte de bem combinar os sons e a espiritualidade”.

O encontro dinamizado pelo DNPJ, à margem do programa oficial da Jornada Mundial da Juventude, para além do convívio pretende ser um “momento forte” de reflexão, a partir de uma mesa-redonda com “jovens de diversas dioceses” a testemunhar como é que hoje “vivem as Bem-Aventuranças, as Obras de Misericórdia”. “Gestos concretos, ações concretas para nos ajudar a compreender a missão de cada um. A nossa vida, vivida e envolvida na relação com os outros, com o dinamismo da nossa fé”, acrescenta o diretor do DNPJ.

Na ‘LusoFesta’ vão participar jovens das 21 dioceses, dos movimentos juvenis e os seis bispos portugueses que vão à JMJ 2016, dia 27, entre as 14h00 e cerca das 19h00 (horas locais), em Cracóvia. “Efetivamente, este encontro ajudar-nos-á a refletir e também a programarmos e projetarmos o nosso caminho como Igreja em Portugal”, observa o sacerdote, sobre “uma grande festa, um grande encontro” para o qual convida também “todos os portugueses” que estejam a viver na Polónia.

 

Compromisso

A 31ª Jornada Mundial da Juventude tem como tema ‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia’ e segundo o DNPJ conta com a participação de cerca de cinco mil jovens portugueses, entre 26 a 31 de julho, em Cracóvia, capital da Polónia. Para o padre Eduardo Novo, numa JMJ existe uma “transformação cultural, uma transformação na vida de cada um” através de uma experiência de “uma beleza difícil de expressar” e frisa que a “riqueza intercultural” partilhada é sinal de “fraternidade, de construção do mundo”, um sinal de construção “de si mesmos nos valores, na educação, na formação”. “Todo” o programa da JMJ, acrescenta, envolve os participantes na dimensão da oração, da cultura, da festa, da fé de forma “biopsicossocial”.

Segundo o diretor do DNPJ, depois de uma experiência de vida pessoal e comunitária “inolvidável”, quando regressarem a Portugal os jovens devem continuar como “fermento nas comunidades, na Igreja local, nas nossas paróquias, dioceses e movimentos juvenis”. “As nossas paróquias precisam do nosso compromisso, da nossa disponibilidade. É isto que nos transforma como seres cristãos e até como portadores de um sentido diferente de missão, olharmos para a vida com sentido de missão e de compromisso”, referiu o padre Eduardo Novo.

 

texto por Agência Ecclesia; fotos D.R.

  

_____________


O que contém o Kit do Peregrino da JMJ Cracóvia 2016?

Foi apresentado no passado mês de junho, o Kit do Peregrino que será entregue a todos os jovens peregrinos inscritos. O Kit inclui uma mochila que estará disponível em três cores: azul, vermelha e amarela. Na parte exterior da mochila pode ver-se o desenho da centelha da misericórdia, um dos elementos do logo da JMJ Cracóvia 2016. “Quando a mochila estava sendo projetada, nós queríamos que nossa mensagem fosse consistente e que levasse em conta o tema da misericórdia e a centelha, que ‘sai de Cracóvia para o mundo inteiro’, conta Monika Rybczyńska, coordenadora do sector de Design Gráfico da JMJ.

Dentro da mochila será possível encontrar uma pulseira para rezar o Terço da Divina Misericórdia, um lenço, um cachecol e também uma capa impermeável.

O Kit Peregrino contém também o guia do peregrino, o guia de Cracóvia, uma pagela com a oração “Jesus eu confio em Vós”, um livro de orações e, dependendo do tipo de pacote escolhido, vouchers para alimentação.

texto por www.krakow2016.com

  

_____________


Missa este Domingo, em Mafra: Jovens de Lisboa vão ser enviados pelo Cardeal-Patriarca

Os jovens da Diocese de Lisboa que vão participar na Jornada Mundial da Juventude, no final deste mês de julho, em Cracóvia, serão enviados por D. Manuel Clemente numa Missa, neste Domingo, 17 de julho, às 17h00, na Basílica de Mafra.

Na celebração, em que está prevista a Consagração dos jovens a Nossa Senhora, irão participar cerca de 1200 jovens, provenientes de paróquias, grupos e movimentos de toda a diocese. A primeira partida de jovens, inscritos pelo Serviço da Juventude, para a Polónia está prevista para o dia 20 de julho, onde 30 inscritos vão participar na Semana Missionária (pré-jornada) na diocese de Varsóvia. Os restantes grupos que vão participar na JMJ vão partir de Lisboa entre os dias 23 e 24 de julho.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Continuamos a ler os Atos dos Apóstolos, e a acompanhar Paulo e Barnabé no seu percurso: «Naqueles...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
A dor não é uma desgraça, mas uma experiência de amor que, ao unir-nos ao sacrifício de Cristo na Cruz, nos aproxima dos irmãos.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES