Lisboa |
Decreto do Cardeal-Patriarca
Nomeações para o ano pastoral 2016-2017
<<
1/
>>
Imagem

DOM MANUEL III, CARDEAL-PRESBÍTERO DA SANTA IGREJA ROMANA, DO TÍTULO DE SANTO ANTÓNIO DOS PORTUGUESES NO CAMPO DE MARTE, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA, PATRIARCA DE LISBOA.

Aos que este Decreto virem, saúde e bênção

Entre as obrigações do Bispo diocesano sobressai a de promover quanto possa a santidade dos fiéis, de acordo com a vocação própria de cada um; e, por ser o principal dispensador dos mistérios de Deus, procurar incessantemente que os fiéis confiados a seus cuidados cresçam na graça mediante a celebração dos sacramentos e conheçam e vivam o mistério pascal (cf. Cân. 387), que hão-de irradiar pelo testemunho missionário. Para a realização desta grande obra todos os presbíteros, quer seculares quer religiosos, são constituídos cooperadores providentes da ordem episcopal (Christus Dominus, 28; cf. Evangelii Nuntiandi 68), exercendo de modo especial essa cooperação na missão canónica que o Bispo lhes confia e tendo sempre em vista o bem das almas (cf. Apostolorum Successores, 212). Assim, para que o Evangelho cresça e frutifique (cf. Cl. 1,6), HAVEMOS POR BEM NOMEAR: 

 

PÁROCOS

 

* P. Andrzej Fecko, SVD, Pároco de São Pedro do Prior Velho, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

 

* P. Aníbal Azevedo Rodrigues Pinto, Pároco do Espírito Santo do Moledo de São Domingos do Reguengo Grande e de São Lourenço de São Bartolomeu dos Galegos, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

* P. António Manuel de Nóbrega Figueira, Pároco de Cristo-Rei de Algés e do Senhor dos Aflitos da Cruz Quebrada-Dafundo, sendo dispensado do ofício de Vigário Paroquial das mesmas.

 

* P. Bartolomeu dos Mártires Furtado de Mendonça Teixeira da Mota, Pároco de Nossa Senhora da Penha de França, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

* P. Binu Mathew (Palai), Pároco de São João Baptista de Pero Moniz, de Nossa Senhora Rainha do Mundo do Outeiro da Cabeça e de Nossa Senhora do Ó do Vilar, sendo dispensado do anterior ofício.

 

* P. Carlos José de Oliveira, CSSR, Pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da Venda Nova, observado o estabelecido no cân. 682 § 1.

 

* P. Christopher James Bogg, CSSR, Pároco de Nossa Senhora Mãe de Deus da Buraca, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

 

* Cón. Daniel Batalha Henriques, Pároco de São Pedro e São Tiago de Torres Vedras e de Santa Maria e São Miguel de Torres Vedras, sendo dispensado do anterior ofício de Pároco de Algés e Cruz Quebrada-Dafundo.

 

* P. Dominic Kuppayilputhenpurayl (Palai), Pároco de Santo Agostinho em Marvila, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

* P. Geraldo de Paula Souza, CSSR, Pároco do Santíssimo Redentor da Damaia, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

 

* P. Gonçalo José Gomes Figueiredo, OFM, Pároco de São Lourenço de Carnide, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

 

* P. Jan Pietrus, SAC, Pároco de Nossa Senhora dos Remédios de Carcavelos, observado o estabelecido no cân. 682 §1, e sendo dispensado do ofício de Pároco de Odivelas.

 

* P. Doutor João Paulo Valente Pires Bela Pimentel (Opus Dei), Pároco de Nossa Senhora Porta do Céu de Telheiras.

 

* P. Jorge Manuel Tomaz Dias, Pároco de Santo André e Santa Marinha da Graça, de São Vicente, São Tomé e Salvador de São Vicente de Fora, de Santo Estêvão e de São Miguel de Alfama, sendo dispensado do ofício de Administrador Paroquial de Carcavelos.

 

* P. José António Zavorski, SAC, Pároco do Santíssimo Nome de Jesus de Odivelas, sendo dispensado do ofício de Vigário Paroquial da mesma, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

 

* P. José João Quintã Pereira, OFM, Pároco de Nossa Senhora da Conceição de Ponte do Rol e de São Pedro de São Pedro da Cadeira, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

 

* P. José Manuel de Araújo Morais, OFM, Pároco da Sagrada Família da Pontinha, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

 

* Cón. Doutor José Manuel dos Santos Ferreira, Pároco de São Francisco Xavier, acumulando com os anteriores ofícios.

 

* P. Manuel Pereira Gonçalves, OFM, Pároco de Nossa Senhora de Fátima do Bairro Padre Cruz, observado o estabelecido no cân. 682 § 1.

 

* P. Nuno Alexandre Machado Tavares, Pároco de Nossa Senhora da Pena, sendo dispensado do ofício de Pároco da Graça e de São Vicente de Fora e de Reitor da Capela de Nossa Senhora do Monte e São Gens.

 

* P. Rui Emanuel Simões Gomes, Pároco de Nossa Senhora do Rosário de Famões, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

 

VIGÁRIOS PAROQUIAIS

 

* P. Bernardo Freire de Andrade Trocado, Vigário Paroquial de Cristo-Rei de Algés e do Senhor dos Aflitos da Cruz Quebrada-Dafundo.

 

* P. Fernando de Jesus António, Vigário Paroquial de Santa Maria dos Olivais e de Nossa Senhora da Conceição de Olivais Sul.

 

* P. Gonçalo José Gomes Figueiredo, OFM, Vigário Paroquial de Nossa Senhora de Fátima do Bairro Padre Cruz e da Sagrada Família da Pontinha, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

 

* P. Joaquim Daniel Vieira Loureiro, Vigário Paroquial de Santo André e Santa Marinha da Graça, de São Vicente, São Tomé e Salvador de São Vicente de Fora, de Santo Estêvão e de São Miguel de Alfama.

 

* P. José Manuel de Araújo Morais, OFM, Vigário Paroquial de Nossa Senhora de Fátima do Bairro Padre Cruz e de São Lourenço de Carnide, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

 

* P. Krystof Dworak, CSSR, Vigário Paroquial de Santíssimo Redentor da Damaia, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

 

* P. Luís Filipe Nogueira da Fonseca Pedro, Vigário Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, Cidade de Lisboa, e de Santa Joana Princesa, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

* P. Manuel Pereira Gonçalves, OFM, Vigário Paroquial de São Lourenço de Carnide e da Sagrada Família da Pontinha, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

 

* P. Manuel Tiago Cabral Sacadura Alexandre da Fonseca, Vigário Paroquial de Nossa Senhora do Ó da Carvoeira e de São Pedro da Ericeira.

 

* P. Marcos de Carvalho Rodrigues Martins, Vigário Paroquial de Santa Maria de Belém e de São Francisco Xavier.

 

* P. Nuno Alexandre Machado Tavares, Vigário Paroquial de Santas Justa e Rufina.

 

* P. Ricardo Jorge Salvador Ferreira, Vigário Paroquial de Santo António do Estoril, sendo dispensado do ofício de Pároco de Famões.

 

* P. Rodrigo Luís Santos Alves, Vigário Paroquial de Santa Maria Madalena de A-dos-Negros, Nossa Senhora de Aboboriz da Amoreira, Nossa Senhora da Ajuda das Gaeiras, Santa Maria de Óbidos, São Pedro de Óbidos, Sagrado Coração de Maria de Olho Marinho, São Sebastião do Sobral da Lagoa e de Nossa Senhora da Piedade do Vau.

 

* P. Thiago Gimenez Porto Leite, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Luz da Carvoeira, de São Domingos de São Domingos de Carmões, de Nossa Senhora dos Prazeres da Aldeia Galega da Merceana, de Santa Maria Madalena de Aldeia Gavinha, de São Miguel de Palhacana, de Nossa Senhora da Encarnação de Olhalvo, de Nossa Senhora das Virtudes de Ventosa e de Nossa Senhora dos Anjos de Vila Verde dos Francos.

 

 

DIÁCONOS PERMANENTES

 

* Diác. Alcino Pinto de Almeida Coelho, cessa a colaboração na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Famões, mantendo as funções na Paróquia de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos da Ramada.

 

* Diác. Armando de Figueiredo Marques, Paróquia de Nossa Senhora da Purificação de Montelavar, acumulando com os anteriores ofícios.

 

* Diác. João Evangelista da Costa Paiva, Paróquia de Nossa Senhora da Misericórdia de Belas, deixando os anteriores ofícios.

 

* Diác. João Ferreira, Paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica.

 

* Diác. Luís Miguel Alves de Jesus Fernandes, Paróquia de Nossa Senhora de Fátima da Póvoa de Santa Iria, deixando o anterior ofício.

 

* Diác. Mário Fernando de Oliveira Carvalho, Paróquias de São Tiago e São Martinho e de Santa Cruz do Castelo, acumulando com os anteriores ofícios.

 

 

SERVIÇOS DIOCESANOS

 

* P. Joaquim Daniel Vieira Loureiro, Adjunto do Ecónomo Diocesano.

 

Lisboa, na Cúria Patriarcal, aos 16 de Julho de 2016, memória litúrgica de Nossa Senhora do Carmo.

 

MANUEL, Cardeal-Patriarca

L+S

P. Jorge Manuel Tomaz Dias

Chanceler

 

_________________________

 

PÁROCO

* P. Pedro Fernandes Coutinho, SCJ, Pároco de São José do Bairro da Boavista.

(Nomeação de 18 de Julho de 2016)

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES