Entrevistas |
Padre Rui Pedro Carvalho, diretor da Pastoral da Família do Patriarcado de Lisboa
“Há muitas famílias a precisar de ajuda”
<<
1/
>>
Imagem

O projeto ‘Famílias comVida’, inaugurado recentemente em Carnide, “não faz sentido sem o apoio das paróquias”. É esta a opinião do diretor da Pastoral da Família do Patriarcado de Lisboa, padre Rui Pedro Carvalho, que em entrevista ao Jornal VOZ DA VERDADE destaca o objetivo de “formar orientadores familiares” que estejam presentes em toda a diocese e possam encaminhar os “casais que procuram ajuda e orientação”.

 

Como surgiu o projeto ‘Famílias comVida’?

Quando comecei a trabalhar na Pastoral da Família, ainda enquanto pároco, sentia falta de podermos encaminhar as famílias com algumas dificuldades para uma ajuda mais específica. Muitas vezes, nas paróquias, não estamos preparados para isso. De vez em quando, há padres que me ligam a dizer que têm um casal em dificuldade e à espera de uma resposta da Pastoral da Família. Vamos encaminhando os casos, mas há muitas famílias a precisarem de ajuda... No meu universo, que é relativamente pequeno, conheço tanta gente que precisa de ajuda, de quem as oriente. Há também tantos agentes pastorais que não sabem para onde encaminhar, por isso vejo com esperança este projeto.

 

Qual o modelo pensado para implementar o projeto?

A partir de um esboço do meu antecessor nesta pastoral, padre Duarte da Cunha, começámos a pensar neste projeto e a perceber que era complicado implementá-lo. Existiam muitas nuances que mereciam ser refletidas.

Depois, fomos percebendo que já existem respostas em alguns movimentos e associações. No entanto, faltam aqui convergências, porque tudo está disperso. Por isso, pensámos que seria interessante criar um espaço de convergência, onde as famílias pudessem vir, ser atendidas ou encaminhadas, consoante os problemas. Para além disso, em Espanha esta ideia já está desenvolvida com os COF (Centros de Orientación Familiar) e já a Exortação Apostólica ‘Familiaris Consortio’ falava que a Igreja deveria ter alguns centros preparados para ajudar as famílias.

 

Esta é uma resposta para todas as famílias?

O nosso primeiro foco são as famílias católicas. Por vezes, a nossa ação da Igreja vai muito para as periferias e esquece-se de alimentar aqueles que estão dentro... E há muita gente edificada no sacramento do Matrimónio. Portanto, a nossa primeira incidência será essa, nas famílias constituídas. Em simultâneo, claro que todas as famílias, crentes ou não, em primeira ou segunda união, encontrarão ajuda neste espaço.

 

O projeto ‘Famílias comVida’ resulta da parceria da Pastoral da Família com a Cáritas Diocesana de Lisboa. De que forma foi pensada esta sinergia?

Em tempos, a Cáritas de Lisboa manifestou-nos o desejo de abrir uma loja dedicada à família e, inicialmente, convidaram a Pastoral Familiar e outras instituições para colaborar. Em cada dia, cada entidade seria responsável por dinamizar o espaço. Depois, falámos e vimos que fazia sentido juntar todos os agentes no mesmo projeto. A Cáritas de Lisboa fez, assim, com que este projeto – que estava na gaveta –, fosse para a frente. A partir daí, criou-se um grupo de trabalho com três assistentes sociais da Cáritas, dois membros da Pastoral da Família e, mais recentemente, uma pessoa ligada a um movimento.

 

Na inauguração do ‘Famílias comVida’, o Cardeal-Patriarca manifestou o desejo de que este projeto se alargue a toda a diocese…

Este projeto não faz sentido sem o apoio das paróquias! É lá que estão as famílias que podem ajudar as famílias – a quem chamamos de orientadores familiares. O ‘Famílias comVida’ começa, em primeiro lugar, com um ano de formação para esses orientadores. Nesta fase, o objetivo é encontrar pessoas nas paróquias e movimentos que façam este curso.

Enquanto espaço físico, de acolhimento, escuta e orientação, começámos em Carnide, que começará a funcionar em pleno no ano pastoral 2017-2018. À medida que este projeto se solidifique, estamos a pensar reproduzi-lo em outras zonas da diocese, ficando assim com vários centros de atendimento.

 

Para chegar mais longe e a mais famílias, está a ser construída uma página na internet para o projeto. Que informações irá conter?

O site www.familiascomvida.pt está ainda a ser construído. Numa primeira fase, será possível vermos as valências, mostrando assim onde podemos ajudar. Futuramente, pensamos criar uma plataforma onde as famílias possam ser acompanhadas, durante a sua passagem pelo centro. Também está prevista, para o próximo ano, a criação de uma linha de atendimento telefónico.

 

Outro dos objetivos é a criação de um Observatório da Família. Como está pensado?

Num dos encontros que tivemos com as Cooperadoras da Família, uma das ideias foi, precisamente, a criação desse Observatório da Família. A ideia é termos um observatório que nos ajude a ver e conhecer a realidade, ver as tendências. Acredito que também possa ter impacto social.

 

Como será feita a divulgação do projeto ‘Famílias comVida’?

Ainda não definimos que atividades vamos ter este ano mas, para já, temos a formação de agentes de Pastoral Familiar, incidindo muito na forma como se monta e dinamiza uma equipa na paróquia. Esta orientação familiar é um acompanhamento mais personalizado, casal a casal. Esta é uma orientação mais pastoral. Em tudo aquilo que vamos organizando na Pastoral da Família, vamos também aproveitar para divulgar este centro. Não tenho dúvidas de que este será um ano em que as famílias, paróquias e movimentos vão ouvir falar do ‘Famílias comVida’. Penso que é uma ideia que agrada às pessoas.

 

__________________


FAMÍLIAS COMVIDA

O QUE É?

O Famílias comVida é um projeto que pretende criar uma rede de centros que ofereçam a todas as famílias, de forma próxima e direta, um espaço e um serviço de acolhimento, orientação, acompanhamento e encaminhamento no âmbito das questões da família, segundo os critérios cristãos de construção e cuidado da família e da sociedade.

Resulta de uma parceria entre a Cáritas Diocesana de Lisboa e a Pastoral da Família da Diocese de Lisboa.

Atua através de uma estratégia conjunta de intervenção, integrando instituições, associações, movimentos e voluntários, contribuindo para a realização da missão da Pastoral Social e da Pastoral da Família da Igreja na Diocese de Lisboa.

 

A QUEM SE DESTINA?

- Famílias constituídas por casais com o sacramento do matrimónio, que querem fortalecer-se e crescer de forma saudável e equilibrada e que querem agarrar os desafios de viver segundo a Fé da Igreja.

E/ou que se encontrem em situações que geram ou podem vir a gerar um problema que ameaça ou põe em risco o seu equilíbrio nas várias dimensões do ser e da vida da família, tanto nuclear como alargada.

E

- Famílias de casais sem o sacramento do matrimónio,

- Famílias não católicas, pais/mães que vivem sozinhos com os seus filhos, filhos que precisam de apoio para os pais, pais separados à procura de orientação parental e de outros recursos.

Desde que procurem a rede de serviços que oferecemos e que estejam dispostas a terem serviços orientados pelos nossos valores.

 

RAZÃO

Constatação de que não existe, na Diocese, um espaço, que reúna/congregue, de uma forma fácil e acessível, as respostas que existem para as famílias, e onde as mesmas se sintam acolhidas e à vontade para obter a orientação e o acompanhamento.

 

VISÃO

Que todas as famílias da Diocese de Lisboa tenham acesso a uma rede estável, segura e profissional, de lugares (físicos e digitais) de acolhimento, orientação e acompanhamento, onde possam encontrar os meios e serviços que precisam para, em coerência com os valores cristãos, fazerem os seus caminhos e viverem os desafios que a própria vida de família lhes coloca nas diversas situações e fases.

Que esta rede possa ser replicada em outras dioceses, de forma a que nenhuma família de Portugal enfraqueça, se desequilibre ou deixe de crescer ou desenvolver-se por não ter encontrado um espaço de ajuda.

 

MISSÃO

O Famílias comVida, centro diocesano de orientação e apoio à família do Patriarcado de Lisboa, tem como missão contribuir para a construção, estabilidade e valorização da família como núcleo fundamental da sociedade humana, orientada pelos valores cristãos, através de uma atenção integral ao casal, aos pais e à sua família nuclear e alargada em todas as suas dimensões.

 

OBJETIVO PRINCIPAL

Acolher, orientar e acompanhar famílias e possibilitar os meios para que possam viver os problemas e desafios com que se deparam e sejam capazes de encontrar soluções e caminhos, crescer e fortalecer-se e realizar a sua missão e o seu projeto de vida.

 

Objectivos específicos:

- Elaborar e promover formações de Orientadores Familiares

- Criar um serviço de acolhimento, de orientação e acompanhamento para as famílias

- Construir uma rede de centros de acolhimento, de orientação e acompanhamento para as famílias

- Promover formações para famílias e agentes da Pastoral da Família

- Fomentar a criação de Grupos de Apoio

- Ajudar a criar redes de apoio inter-familiares

- Criar um observatório da Família

- Criar um centro de informação sobre recursos para a família

 

ONDE FUNCIONA

A sede do Famílias comVida é em Carnide.

O projeto Famílias comVida é de âmbito diocesano.

Está a ser construída uma plataforma web que será o espaço digital do projeto e de apoio à rede de centros Famílias comVida.

 

AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO

1ª FASE

- Formação de Orientadores Familiares

- Desenvolvimento da plataforma web

- Construção da Base de Dados de recursos e parceiros

- Inquérito às famílias e aos agentes da Pastoral da Família

2ª FASE

- Projeto Piloto

3ª FASE

- Construção e consolidação da rede de centros Famílias comVida

 

COMO COLABORAR

- Contribuições financeiras, de equipamento e de prestação de serviços.

- Voluntários com perfil para trabalho/tarefas de recolha, organização e gestão de informação e dados, tarefas na área da informática, outras tarefas na área da comunicação e divulgação do projeto e das atividades, angariação de apoios e fundos, etc

 

Responsáveis do projeto Famílias comVida:

Ana Catarina Calado e Padre Rui Pedro Carvalho

 

Famílias comVida

Rua Manuela Porto nº 12D, Carnide | 1500-422 Lisboa

Email: geral@familiascomVida.pt

NIF: 500 910 227

NIBAN: PT50 0033 0000 00254594155 05

entrevista por Filipe Teixeira
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES