Na Tua Palavra |
D. Nuno Brás
“Não tenhais medo!”

A celebração da memória de S. João Paulo II, ocorrida no passado dia 22 de Outubro, deu-me a oportunidade de recordar as várias vezes que tive a graça de saudar e de estar com este grande Santo dos nossos dias. Um Santo de carne e osso, como são os santos; mas um Homem junto de quem percebíamos Deus mais próximo de nós.

Graças à internet, consegui rever, uma vez mais, a homilia pronunciada pelo Santo Padre naquele dia 22 de Outubro de 1978, durante a solene Eucaristia inaugural do seu pontificado. E foi com alguma emoção que de novo ressoou aquele grito do jovem Papa (58 anos), dirigido à multidão que o acompanhava na Praça de S. Pedro e a todos aqueles que pelo mundo inteiro o escutavam, cristãos ou não: “Irmãos e irmãs: não tenhais medo de acolher Cristo e de aceitar o Seu poder! Ajudai o Papa e todos aqueles que querem servir a Cristo e, com o poder de Cristo, servir o homem e a humanidade inteira! Não tenhais medo! Abri, melhor, escancarai as portas a Cristo! Abri ao Seu poder salvador as fronteiras dos Estados, os sistemas económicos assim como os políticos, os vastos campos de cultura, de civilização e de desenvolvimento! Não tenhais medo! Cristo sabe o que existe dentro do homem. Apenas Ele o sabe!”.

Mais do que nunca, o mundo de hoje tem medo de Cristo – medo não tanto daquilo que Ele é quanto das transformações que o encontro com Jesus sempre comporta em nós. Temos medo de mudar, temos medo de nos convertermos.

Contudo, mais do que nunca, o mundo tem necessidade de Cristo. Não tenhamos dúvidas: por muito bom que seja cada um de nós (e não somos), isso não é suficiente para transformar o mundo. Nem é suficiente para dar origem a um conjunto de mudanças sociais e culturais que, objectivamente, o mundo dos nossos dias necessita. Apenas Cristo pode, de verdade, transformar o mundo – até porque, como afirmou S. João Paulo II – “apenas Ele sabe o que de facto existe no interior do coração humano”.

A OPINIÃO DE
Isilda Pegado
1. Somos hoje, e desde há várias décadas, confrontados com leis e comportamentos que criam fraturas...
ver [+]

P. Duarte da Cunha
São cada vez mais as pessoas que perguntam o que é específico da fé cristã. Sobretudo à volta da época do Natal.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES