Na Tua Palavra |
D. Nuno Brás
O “português”

Lisboa tem, desde o passado domingo, uma estátua de S. Nuno de Santa Maria numa das suas ruas.

S. Nuno é a figura que une o Portugal de Afonso Henriques e aquele das descobertas. D. Afonso Henriques sonhou com a independência de Portugal; foi um lutador infatigável na reconquista. Mas o Portugal de então dificilmente se poderia dizer uma unidade; dificilmente se poderia chamar uma “nação”.

Foi com D. Nuno Álvares Pereira que apareceu “o português”, esse homem que é um misto de destemido diante das dificuldades e profundamente crente – esse homem que encontra soluções quando tudo parece perdido, mas que se confia ternamente nas mãos de Nossa Senhora. Quando, em 1383, muitos e grandes vacilaram, atemorizados pela potência castelhana, ele não apenas persistiu no seu propósito de defender a independência nacional como foi capaz de mobilizar as vontades dos nobres e do povo. Com mestria, organizou a defesa e liderou as gentes portuguesas unidas até à vitória. Mas S. Nuno foi, ao mesmo tempo, um crente. Profundamente crente. Os seus frequentes jejuns; os tempos passados em oração diante da Eucaristia; as esmolas dadas pessoalmente aos pobres não são menos marcantes da sua vida que as características do líder militar e da sua personalidade política. A sua figura de homem que se agiganta nas dificuldades e que confia em Deus retrata-nos, de longe, muito melhor que o célebre “Zé Povinho”.

Como afirmou o Papa Bento XVI no dia da sua canonização, “São Nuno sente-se instrumento do desígnio superior de Deus e alistado na militia Christi, ou seja, no serviço de testemunho que cada cristão é chamado a dar no mundo. Características dele são uma intensa vida de oração e absoluta confiança no auxílio divino. Embora fosse um óptimo militar e um grande chefe, nunca deixou os dotes pessoais sobreporem-se à acção suprema que vem de Deus. São Nuno esforçava-se por não pôr obstáculos à acção de Deus na sua vida, imitando Nossa Senhora, de Quem era devotíssimo e a Quem atribuía publicamente as suas vitórias”.

Lisboa não tinha nos seus espaços públicos nada que evocasse a figura deste militar e santo. Talvez por ser santo. Felizmente o povo de Lisboa quis uma estátua de S. Nuno. Foi por fim prestado um tributo. Desde 1431 que ele estava por prestar.


foto por CM Lisboa

A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES