Lisboa |
YOUCAT Day
Catequese põe “doutrina social em movimento”
<<
1/
>>
Imagem

O YOUCAT Day juntou cerca de 2000 adolescentes e 380 catequistas, vindos de 85 paróquias do Patriarcado de Lisboa. O encontro diocesano da catequese foi organizado pelo Departamento da Catequese da diocese, em parceria com a PAULUS Editora, e procurou refletir nos temas da Doutrina Social da Igreja.

 

O responsável do secretariado diocesano da catequese, padre Tiago Neto, explica que o objetivo deste dia foi o de ser “um dia festivo, de encontro para os adolescentes de toda a diocese de Lisboa. Achámos que seria interessante juntarmos um encontro de adolescentes e dar-lhe esta temática de relação com a catequese e com os conteúdos daquilo que são as verdades da fé”.

Partindo dos ensinamentos do documento da Igreja, os responsáveis pretenderam criar uma dinâmica que levasse os jovens a identificar e a interiorizar os ensinamentos doutrinais na sua vida de todos os dias. Os cristãos são chamados a viver os valores da Doutrina Social da Igreja, em “todas as idades”, assegura o sacerdote, acrescentando que é importante que os jovens percebam o seu papel ativo nessa matéria, já que podem, “através de pequenos gestos, atitudes, marcar a diferença”, e que é “fundamental criar laços entre a fé e a vida”, e que eles consigam fazer a ponte entre “o que é acreditar e o que é viver”, continua o padre Tiago Neto.

Provenientes de 85 paróquias da diocese, de todas as vigararias, e divididos em dez grupos, por dez igrejas, estes jovens experimentaram, através do testemunho de vários especialistas, nas várias áreas, os temas da Doutrina Social da Igreja. Durante a manhã tiveram catequeses e à tarde desenvolveram atividades em que colocaram em prática o que ouviram, numa abordagem diferente da habitual. “Procurámos, na zona da Baixa de Lisboa, encontrar espaços e propostas que tivessem que ver com a área social e com aquilo que é a intervenção na sociedade. Tivemos participação em atividades numa loja social, em limpeza urbana, uma visita ao quartel da GNR (tema da paz), apresentação de iniciativas, como o trabalho da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, qual é o trabalho social das juntas de freguesia aqui na zona. A ideia é que eles tivessem um tempo que, ou fazendo, ou refletindo, isso os leve a agir na prática em alguma iniciativa”, explica o sacerdote.

Este foi um encontro que procurou ser formativo. “Os jovens encontraram-se num grande ambiente com milhares de adolescentes da idade deles; viveram os conteúdos da fé e os conteúdos que são propostos na catequese assim desta forma é o que faz a diferença. Estes dias aparecem com a novidade de trabalhar os conteúdos da fé de uma forma nova e essa forma nova tem que ver com o facto de trabalharem noutros lugares e com outros jovens da idade deles e estarem agregados com um objetivo”, refere ainda o padre Tiago Neto.

 

Vivência de cada jovem

O padre José André Ferreira, representante da PAULUS Editora, acrescenta que o objetivo do DOCAT e deste encontro é uma resposta ao pedido do Santo Padre. “O Papa, no prefácio do DOCAT, diz que não espera que os jovens o leiam debaixo de uma árvore e que façam conferências sobre o DOCAT. Ele diz: este é o meu sonho, que haja uma geração inteira de jovens que seja uma doutrina social em movimento, e a PAULUS tem esse objetivo: um livro nunca está terminado até que o leitor o leia e tire as suas conclusões. Portanto, é bom que os jovens sintam a importância de ter este instrumento nas mãos e também de se associarem ao sonho do Papa. Queremos que o maior número de jovens se sintam animados a sonhar com o Papa e a fazerem parte desta geração de jovens que seja uma doutrina social em movimento para que o livro faça sentido e seja concluído com a vivência de cada jovem”.

 

A fé vê-se nas obras

A irmã Isabel Martins, Serva de Nossa Senhora de Fátima, foi voluntária neste YOUCAT Day e faz uma avaliação “globalmente muito positiva, atendendo às manifestações dos catequistas, adolescentes, assim como alguns intervenientes dos workshops”. “O que correu menos bem teve que ver com imprevistos que estiveram para além da nossa capacidade de previsão”. A irmã destaca o empenho da equipa organizadora, de todos os intervenientes e das várias entidades e paróquias.

Esta voluntária refere que um dos êxitos do dia está ligado ao facto de ter sido possível juntar reflexão e ação. Deste modo, “os adolescentes perceberam que a fé tem que ver com o amor, com o ambiente, com a paz, com a economia, com o respeito pela vida. A fé vê-se nas obras, tem que ver com a nossa vida concreta. A fé não é subjetiva”, sublinha. Outro aspeto positivo foi o de proporcionar aos participantes a experiência de grande grupo, pois “é importante encontrar outros que acreditam como eles”.

A irmã Isabel Martins, que irá integrar a equipa do Sector da Catequese, espera que “este encontro ajude a dinamizar a catequese de adolescentes nas paróquias e a fé dos próprios adolescentes”. Sobre as próximas atividades previstas, a religiosa adianta que, para já, o que está previsto é a Peregrinação dos Adolescentes a Fátima, a 14 de outubro de 2017.

texto por António Miguel Fonseca e Rita Bruno; fotos por Rita Bruno
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES