Missão |
FEC lança percurso do Advento
Os 4 A do Desenvolvimento Sustentável
<<
1/
>>
Imagem

Chegámos ao Advento, começando um novo ano litúrgico, o Ano A, que nos inspira a propor um novo Percurso dos 4 A do Desenvolvimento Sustentável: Atenção, Acolhimento, Adesão e Abertura.

 

Percursos de mudança que inspiram!

Este ano a FEC tem tido a oportunidade de testemunhar diferentes histórias de vida no âmbito do projeto Juntos pela Mudança - ação conjunta por estilos de vida sustentáveis. Percursos de mudança que inspiram estilos de vida mais sustentáveis a partir de diferentes realidades, geografias, áreas, que nos mostram que a sustentabilidade ecológica diz respeito a todos. E o que é afinal um estilo de vida sustentável? Cada um terá a sua resposta, mas todas terão pontos comuns: vidas atentas ao que nos rodeia, que acolhem os outros, que aderem e se comprometem por um mundo mais justo, abrindo passagem à participação de todos. É uma sustentabilidade ecológica, enraizada nas virtudes do Cuidado, da Paciência, da Bondade, que constroem uma Casa Comum. A grande mudança de que necessitamos, que dá resposta ao colapso ambiental e social que testemunhamos, faz-se de concertação de políticas, mas estas só podem nascer a partir de pessoas e comunidades mais unidas, conscientes e ativas, que testemunham caminhos alternativos de vida mais simples e partilhada. A Mudança acontece na integração de todas as pequenas mudanças de cada um. Para os cristãos, esta mudança enraíza-se na Grande História de Mudança do Antes para o Depois de Cristo. Na verdade, a História de Jesus inspira todos os homens e mulheres de boa vontade, crentes e não crentes. É uma História de Verdade, Justiça e Alegria, acessível a todos e que todos podem viver, que nos transforma e nos torna transformadores, geradores de Luz e Vida. A agenda do desenvolvimento sustentável precisa desta Raíz e desta Luz, precisa deste Advento. A Luz surge nas Trevas, da nossa vida, das nossas casas, das nossas comunidades, da nossa Sociedade. Ponto de Luz que inspira pontos de Luz que se espalham, contagiam e dão força e luz para ir à procura e trazer para o centro quem permanece insistentemente esquecido nas trevas.

Tornar o desenvolvimento sustentável não consiste tanto em prolongar as nossas aquisições, mas antes em prolongar a nossa capacidade criadora. Tornar o desenvolvimento sustentável implica portanto, a cada pessoa presente e futura, não os bens necessários para viver mas antes a possibilidade de participar na sua produção. Tornar o desenvolvimento sustentável não consiste em prolongar a duração do modelo atual, mas antes de inventar outro modelo de desenvolvimento, um desenvolvimento pensado a partir do lugar que cada pessoa ocupa nele, mais do que da sua capacidade de aceder aos bens necessários. (Elena Lasida, O sentido do outro, Ed. Paulinas,2013)

 

______________


Iniciativas Fé e Desenvolvimento

As iniciativas Fé e Desenvolvimento, lançadas em setembro de 2009 pela FEC (Fundação Fé e Cooperação, www.fecongd.org), têm como objetivo sensibilizar e mobilizar a Igreja Católica em Portugal para as questões do desenvolvimento global. Tirando partido de toda a riqueza e diversidade da ação da igreja local, com o desejo de aprofundar o sentido de comunhão com a igreja universal, as iniciativas Fé e Desenvolvimento querem ser um espaço de encontro, aprendizagem, partilha e participação, reforçando a interligação entre a igreja e a sociedade civil.

Este percurso pode ser consultado em www.fecongd.org.

 

______________


A FEC - Fundação Fé E Cooperação

A FEC é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) fundada em 1990 pela Conferência Episcopal Portuguesa, pela Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) e pela Federação Nacional dos Institutos Religiosos (FNIS). Tem como MISSÃO promover o desenvolvimento humano integral através da cooperação e solidariedade entre pessoas, comunidades e Igrejas. Numa sociedade em constante evolução e mudança, a FEC acredita que cada pessoa pode criar futuro, ser construtora de uma nova “pólis” e protagonista de uma sociedade mais justa. Para tal, aposta no trabalho em parceria e rede e dá prioridade ao acesso à Educação e Saúde. Promove a Igualdade de Género, os Direitos Humanos, a Sustentabilidade Ambiental e desenvolve ações de Advocacia Social junto dos decisores políticos, económicos, religiosos nacionais e internacionais, em prol da Justiça e Equidade Social. A FEC é membro de várias redes, entre as quais: Plataforma Portuguesa das ONGD, Confederação Portuguesa de Voluntariado e da CIDSE - Aliança Internacional das Agências Católicas para o Desenvolvimento. A FEC é reconhecida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros Português e pela União Europeia.

texto por FEC - Fundação Fé e Cooperação
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES