Ex.mas Autoridades, Senhoras e Senhores
Nesta breve saudação, começo por agradecer a vossa presença tão distinta como generosa. Com justa menção dos Senhores Ministros da Cultura, atual e antecessor, e do Conselho de Administração e Diretor Artístico do Teatro Nacional de São Carlos, que tão prontamente acederam à nossa proposta de um concerto comemorativo do tricentenário patriarcal de Lisboa. Agradecimento que inclui o maestro, a orquestra e os cantores, bem como todos os que nos proporcionam aqui momentos tão luminosos como já estão a ser.
A 7 de novembro de 1716 o Papa Clemente XI deu à régia capela de Lisboa o título de “patriarcal”, que se alargou depois a toda a diocese. A concessão respondia ao profundo desejo do rei D. João V, para assim nobilitar religiosamente a capital e o seu próprio reinado. Revelava sensibilidade própria, religiosa também, e obtinha um título raro na Igreja latina, só compartilhado por Veneza.
Capela real e patriarcal, como passava a ser, unia corte e fé como realidades próximas. Ao longo do seu reinado, que chegaria à metade desse século, o Magnânimo manifestou e plastificou tal proximidade – que para ele era unicidade – numa série de iniciativas e obras que notavelmente a exprimiam. Daqui que ao palácio régio se juntasse a igreja patriarcal, ou ao nascimento duma filha o palácio conventual de Mafra, e tantas outras “encomendas prodigiosas” que se seguiram até ao fim dos seus dias.
Porém, não há história sem drama e por vezes tragédia. O terramoto de 1 de novembro de 1755 deitaria por terra muitas dessas obras, como foi o caso do palácio e da patriarcal. Muita coisa mudou também a partir de então, pois os escombros não foram apenas materiais e nem tudo era igualmente unívoco e “sinfónico” no Portugal setecentista.
Nem podia ser, porque a humanidade é sempre mais complexa do que qualquer síntese dela, ainda a mais brilhante. Caso para perguntarmos: - Sobejou o quê? Sobrámos nós, como povo, e sobrou o que prometia futuro. É precisamente neste ponto que nos reencontramos aqui, para ouvirmos obras de compositores da patriarcal.
Para D. João V, como para os seus sucessores durante um século, a patriarcal simbolizava religiosamente o reino, no seu espaço e tempo. Por isso mesmo, a cadência era litúrgica, do nascimento de um filho ao passar de cada ano, assim referida ao ciclo cristão do nascimento, morte e ressurreição do Filho de Deus. Por isso também, naquele século tão musical e operático, não se dispensava a música – e música especialmente composta por autores preparados e escolhidos com esse fim. Vamos ouvi-los de novo e será bom ouvi-los mais vezes.
É deles que esta noite nos dá conta, excelente conta, como “monumento” sonoro e redivivo. Devia ser exatamente assim, porque, como na arte acontece, eles ultrapassaram o epocal para nos projetarem no sublime. Aí mesmo, onde os crentes distinguem o som de Deus. Aí mesmo, onde a humanidade inteira se transcende e relança, decerto mais à frente e urgentemente agora.
+ Manuel, Cardeal-Patriarca de Lisboa
Lisboa, Teatro Nacional de São Carlos
25 de novembro de 2016
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O Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, recebeu, na noite do passado dia 25 de novembro, o Concerto Comemorativo dos 300 anos do Patriarcado de Lisboa. Obras de compositores portugueses do século XVIII foram interpretadas pelo Coro do Teatro Nacional de São Carlos e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, com direção musical de Rui Pinheiro.
(fotos disponíveis em: www.flickr.com/patriarcadodelisboa)
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