Missão |
Campanha de Natal da FEC
Presentes Solidários
<<
1/
>>
Imagem

A decorrer deste o passado dia 4 de novembro, a Campanha de Natal Presentes Solidários, promovida pela FEC – Fundação Fé e Cooperação, já angariou mais de 600 presentes para os países lusófonos. Ainda pode participar em www.presentessolidarios.pt.

 

Através da Campanha Presentes Solidários 2016 pode contribuir de forma concreta para a melhoria das condições reais de vida de inúmeras famílias dos países lusófonos, e também das famílias de deslocados no Iraque. A sua compra, feita em nome de um amigo, colega ou familiar, será um motivo de esperança para a vida de tantos homens, mulheres e crianças que nestes países enfrentam situações adversas a um desenvolvimento justo e sustentado.

 

O que pode oferecer

Este Natal pode oferecer para Angola uma Maleta de Parto a uma mulher grávida acompanhada pelo Centro Materno-Infantil Nossa Senhora da Graça de Benguela e um Estágio de Parteira, promovido pelo mesmo Centro. A Maleta é composta por luvas, compressas e medicamentos. O Centro realiza, anualmente, cerca de 800 partos numa zona com elevado índice de mortalidade materno-infantil e presta serviços de urgência, assistência à maternidade e cuidados de enfermagem a uma população de 140.000 pessoas. Para o Brasil propomos Materiais de Construção (tijolos, sacos de cimento e telhas) para reconstrução das salas de ensaio do projeto “Esperança e Vida na Amazónia”, que procura promover através da música uma educação integral das crianças e jovens de contextos sociais frágeis. Para a Guiné-Bissau sugerimos uma Mesa Posta (prato, copo, colher, guardanapo e banco) para crianças das escolas primárias de algumas aldeias do país. Pode ainda oferecer um Computador para equipar um dos 25 Centros de Recuperação Nutricional, essencial para a implementação de um sistema de pesagem e de recenseamento das inúmeras crianças acompanhadas. Pode presentear uma criança ou jovem timorense com Material Escolar e Chinelos. Pode também oferecer Quadro e Giz e Secretária Escolar a escolas de Moçambique ou Mochila e Bata Escolar para crianças são-tomenses do ensino primário. Para o Iraque sugerimos Cobertor e Tapete para as famílias yazidi deslocadas, a viver na cidade de Sharia. Nesta cidade estão mais de 8.000 famílias yazidis curdas que foram obrigadas a fugir de Sinjan, quando esta região passou a ser dominada pelo Daesh. Para Cabo Verde propomos oferecer Refeições para Crianças do Jardim de Infância Marlúcia, na Ilha de Santiago, que acolhe atualmente 58 crianças entre os 3 e os 5 anos. Para Portugal sugerimos o Cabaz da Terra, composto por hortícolas e frutícolas produzidas por pequenos agricultores familiares da região de Ourém, que será utilizado na alimentação de crianças em atividades de campo de férias. Ainda para Portugal sugerimos a Bolsa do Voluntário, destinada à formação dos voluntários que se preparam para partir em missão. 

 

_____________


Dar a duplicar – a Campanha em 4 passos

PASSO 1 – ESCOLHER O(S) PRESENTE(S)

O catálogo dos Presentes Solidários encontra-se disponível no site da campanha (www.presentessolidarios.pt) e também no desdobrável distribuído em algumas escolas e paróquias que colaboram com a FEC na divulgação da campanha. Este catálogo dá a conhecer o contexto em que cada Presente Solidário se insere, bem como os parceiros no terreno, responsáveis pela aquisição e entrega destes bens às comunidades.

PASSO 2 – ENCOMENDAR O(S) PRESENTE(S)

No site da Campanha pode encomendar o(s) Presente(s) Solidário(s). Por cada Presente Solidário adquirido, receberá um postal ilustrado referente a esse mesmo presente. Ao encomendar através do site, poderá optar por receber este postal por via eletrónica, no seu endereço de email, ou por via postal. Durante o processo de encomenda poderá ainda personalizar o verso do postal com o nome da pessoa a quem quer oferecer este presente, bem como com uma mensagem pessoal.

PASSO 3 – OFERECER O(S) PRESENTE(S)

Depois de receber o(s) Presente(s) Solidário(s) na sua caixa de email ou na sua morada, poderá entregar aos seus amigos, colegas e familiares que deseja surpreender nesta época festiva.

Surpreenda os seus amigos na Noite de Natal, ou seus colegas num jantar de Natal. Verá que a reação deles será de espanto, de surpresa, de gratidão, por poderem participar neste dinamismo de solidariedade.

PASSO 4 – ENTREGA DO(S) PRESENTE(S)

Após a data de encerramento da campanha (6 de Janeiro de 2017), o montante angariado é transferido para os nossos parceiros no terreno. São eles que garantem a aquisição dos respetivos bens nos mercados e serviços locais como forma de promoverem as economias frágeis destas comunidades.

A entrega dos bens é testemunhada através de fotos, vídeos e testemunhos escritos que os nossos parceiros recolhem no terreno e que nos enviam. Estes testemunhos são então colocados no site da campanha e respetiva página do Facebook (www.facebook.com/presentessolidarios), para que todos aqueles que participam possam verificar como o seu contributo foi de facto útil e importante para transformar a vida de inúmeras pessoas.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES