Lisboa |
Visita Pastoral às paróquias de Gradil e Vila Franca do Rosário
Uma visita que “encheu os corações”
<<
1/
>>
Imagem

As paróquias de Gradil e Vila Franca do Rosário receberam a Visita Pastoral de D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar de Lisboa, com o pároco a destacar “a grande adesão” que se gerou com a visita a estas paróquias.

 

Houve uma “adesão extraordinária” dos paroquianos de Gradil e Vila Franca do Rosário à Visita Pastoral, garantiu ao Jornal VOZ DA VERDADE o pároco, padre Paulo Serra. De 7 e 12 de fevereiro, D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar de Lisboa, visitou estas duas paróquias da Vigararia de Mafra que responderam com uma grande participação nas Missas de encerramento da Visita Pastoral. “Estava tudo muito contente. Experimentou-se muita unidade e comunhão”, garantiu o sacerdote.

Para a paroquiana Paula Alcântara Mateus, o lema da Visita Pastoral (‘Deus visita o seu povo’) completou-se com “Deus visitou o Gradil”, aponta. “Andou pelas ruas, foi ao encontro das crianças, entrou nas nossas casas, visitou-nos no nosso trabalho, procurou os doentes e, tal como fez com os Apóstolos, rezou com eles. O Povo ficou maravilhado com a visita do Seu Pastor!”, descreve Paula, garantindo ter sentido “a proximidade de Deus” que “encheu os corações”.

 

Não chega

Uma das empresas mais conhecidas de Vila Franca do Rosário, a Sicasal (ver caixa), recebeu também a visita de D. Nuno Brás, que se prolongou por mais de 2 horas. “Visitámos toda a empresa, houve a possibilidade de entrar em contacto com o Bispo e as pessoas cumprimentaram-no e tiraram fotografias com ele. A própria administração estava muito contente com a visita”, garante o padre Paulo Serra, sublinhando que o acolhimento foi “muito bom” em todas as empresas visitadas. Para além da visita a alguns doentes, D. Nuno Brás visitou também a Escola EB, 1 e Jardim de Infância do Gradil, no dia 10 de fevereiro. “Foi extraordinário, para as crianças que fizeram perguntas ao senhor Bispo e para os professores e a associação de pais”, sublinha o pároco.

Na Missa de encerramento, o Bispo Auxiliar de Lisboa deixou uma mensagem de que ainda existe muito por fazer. “O que fazemos, fazemos bem mas não é o suficiente. Precisamos de fazer mais. A comunhão que se experimentou é boa, mas não chega…”, referiu o padre Paulo Serra.

 

__________________


“Ser mais com Cristo e com o próximo”

A Paróquia de Vila Franca do Rosário recebeu a Visita Pastoral do Bispo Auxiliar de Lisboa D. Nuno Brás, na passada semana, entre 7 e 12 de fevereiro.

Sendo um dos objetivos desta visita “conhecer as realidades presentes na paróquia”, D. Nuno Brás, visitou, acompanhado pelo pároco, padre Paulo Serra, e alguns paroquianos, os doentes, estabelecimentos comerciais, empresas, associações e autarquia local. No âmbito da visita às empresas locais, a visita à empresa Sicasal, no dia 9 de fevereiro, foi um momento alto de encontro com os cerca de 550 colaboradores.

Deferentemente recebidos à chegada pela administração da Sicasal, representada por Maria do Carmo Silva e Isabel Silva Ferreira, D. Nuno Brás e os acompanhantes assistiram a um vídeo de apresentação da história da empresa, que os introduziu na visita guiada pelo complexo fabril, expedição dos produtos transformados, frescos assim como pelos espaços administrativos.

Durante duas horas, Maria do Carmo foi explicando o funcionamento de cada secção, apresentando D. Nuno Brás aos colaboradores, num ambiente intimista que se revestiu numa grande comunhão entre todos os presentes.

A opinião de quem viveu de perto esta experiência única na história desta empresa é que, por onde passou, D. Nuno não deixou ninguém indiferente. O sentimento generalizado e partilhado por aqueles que visitou foi o de “Pastor” no meio do povo, deixando sempre uma palavra de ânimo, uma palavra de alegria, uma palavra de bênção, que emocionou muitos que com ele se cruzaram.

A tarde findava quando a visita chegou ao fim. Contudo, o Bispo ainda teve várias horas de contacto com os paroquianos, tendo o dia terminado com um encontro no lugar de Paços. D. Nuno Brás despediu-se da nossa paróquia com a celebração da Eucaristia, deixando-nos uma exortação e um convite: “O que está feito não chega! O que fazemos é bom, mas somos convidados a fazer mais e melhor! O cristão não pode nem deve contentar-se com pouco, deve almejar sempre ir mais longe, dar-se mais, ser mais com Cristo e com o próximo”.

A nós, paroquianos, compete guardar a recordação da sua estadia entre nós, guardar as suas palavras no nosso coração e colocá-las em prática.

texto por Maria Antonieta Pina; fotos por Sicasal

 

__________________


Cardeal-Patriarca visitou Casa Mãe do Gradil

A visita de D. Manuel Clemente à Casa Mãe do Gradil “foi uma surpresa muito feliz”, revelou, ao Jornal VOZ DA VERDADE, a diretora técnica da instituição, Sofia Parente. Foi no passado dia 8 de fevereiro, no âmbito da Visita Pastoral à Vigararia de Mafra, que o Cardeal-Patriarca pôde ficar a conhecer as atuais instalações da Casa Mãe do Gradil. “O senhor D. Manuel Clemente já conhecia a Casa-Mãe ‘antiga’ e, enquanto Bispo Auxiliar de Lisboa, acompanhou todo o processo da obra. Agora, ao conhecer as novas instalações e os novos projetos, para a área juvenil e sénior, ficou muito feliz e satisfeito com o modelo que temos”, assegurou Sofia Parente, observando que a instituição tem o mesmo ano de nascimento de D. Manuel Clemente (1948).

Durante a visita, o Cardeal-Patriarca reuniu-se com os colaboradores e com as meninas que vivem na instituição. “Deixou-nos uma mensagem de esperança no futuro, uma esperança que também é própria do cristão e de ver em nós, Centro Social Paroquial, uma expressão cristã da Fé, Esperança e Caridade”, partilhou Sofia Parente.

texto por Filipe Teixeira; fotos por paróquias Gradil e Vila Franca do Rosário
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES