Lisboa |
Cascais envia imagem de Nossa Senhora de Fátima para a Catedral de Erbil
“Maria é Mãe da Igreja tanto em Cascais como em Erbil”
<<
1/
>>
Imagem

Cerca de quatro mil pessoas – entre elas, o Presidente da República – participaram no Domingo, 19 de fevereiro, numa Missa campal no Hipódromo de Cascais em que foi benzida uma imagem de Nossa Senhora de Fátima que vai agora ser enviada para a Catedral de Erbil, no Iraque.

 

A celebração, presidida pelo Cardeal-Patriarca, representou o cumprimento da promessa, feita no final do ano passado pelo pároco de Cascais, padre Nuno Coelho, a D. Bashar Warda, quando o Arcebispo iraquiano de Erbil esteve em Portugal a convite da Fundação AIS. Antes do início da cerimónia, o Patriarca afirmou, em declarações à Fundação AIS, a importância do envio da imagem para o Iraque, “pois Maria é Mãe da Igreja tanto em Cascais como em Erbil”. “Por isso, a imagem de Nossa Senhora representa que a Igreja está onde está Maria e Maria está onde é preciso.” A Diocese de Erbil, recorde-se, acolheu milhares de cristãos que foram forçados a fugir de suas casas na ofensiva jihadista no Iraque, em agosto de 2014.

 

Ajudar a Clínica de Erbil

O envolvimento da Paróquia e da Vigararia de Cascais com a Diocese de Erbil está relacionado também com uma campanha da Fundação AIS em favor da Clínica de São José, situada nesta cidade do Curdistão Iraquiano. A Missa de Domingo ficou também marcada por outro gesto de solidariedade: o ofertório da Missa vai ser acrescentado ao donativo que será entregue à Fundação AIS em apoio a esta clínica. Como explicou o padre Nuno Coelho, tudo isto “são sinais de oração e de unidade para com os nossos irmãos que estão no Iraque a viver e a sofrer pela fé e que vão sentir, assim, o poder e a força da oração”. Para D. Manuel Clemente, a adesão da Vigararia de Cascais à campanha da Fundação AIS é sinal da solidariedade da própria Igreja. “Igreja é isto. Estarmos todos em torno de Jesus Cristo e onde Jesus Cristo nos solicita, que é a necessidade dos irmãos. E isso é o mais conveniente e oportuno que pode ser”.

texto por Paulo Aido; fotos por Rosário Beja
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES