Lisboa |
Visita Pastoral à Paróquia do Milharado
“Deixarmos moldar como barro nas mãos no oleiro”
<<
1/
>>
Imagem
Entre os dias 13 e 20 de fevereiro, o Milharado teve a oportunidade de receber a Visita Pastoral de D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar de Lisboa. Foi uma visita que chegou a “todos os cantos da paróquia”.

 

D. Nuno Brás e o pároco, padre Paulo Serra, visitaram mais de quinze aldeias, onde tiveram a oportunidade de vivenciar as diferentes realidades: comércio local, escolas, instituições e organizações, idosos e doentes ou simples conversas com as pessoas por quem iam passando. A alegria e a simplicidade da visita fizeram-se chegar às mais diferentes realidades.

O encontro com as Comunidades Neocatecumenais foi marcante. Nove comunidades com realidades distintas colocaram questões a D. Nuno e, para qualquer uma das situações, ficou muito claro o convite do Bispo “de nos deixarmos moldar como barro nas mãos no oleiro”. No encontro com os adolescentes da catequese (7º ao 10º ano) foi visível o ‘à vontade’ e a proximidade com o Bispo. D. Nuno Brás, nas suas palavras, deixou o desafio de cada um ser como Jesus Cristo.

Todos os momentos desta visita permitiram que se sentisse como Deus quer entrar em cada casa e em cada coração. Durante este tempo desenvolveu-se, igualmente, um sentimento de proximidade entre os pastores e as diferentes pessoas com quem se foram cruzando, nesta semana tão marcante para a paróquia. Após esta visita “intensa”, segundo D. Nuno Brás, fica a gratidão por todos os momentos e a missão de chegar ao povo que vive na paróquia.

texto por Catarina Simões

 

________________

 

Uma visita que foi próxima

“O tema da Visita Pastoral, ‘Deus visita o Seu povo’, cumpriu-se integralmente no Milharado. D. Nuno Brás visitou toda a freguesia e esteve praticamente com todas as pessoas, desde doentes, comerciantes, empresários, visitou a junta de freguesia, as escolas, os escuteiros, encontrou-se com movimentos e todas as forças vivas da comunidade. As pessoas sentiram esta presença e as graças que daí vieram”, descreve ao Jornal VOZ DA VERDADE o pároco do Milharado, padre Paulo Serra, frisando “a alegria e contentamento” da população. Este sacerdote destaca ainda “a receção das empresas locais” e a “proximidade do senhor Bispo”.

Dos vários momentos com os movimentos e grupos da paróquia, o padre Paulo destaca “o encontro com os crismados pelo D. Nuno nos últimos cinco anos”, que surpreendeu o próprio Bispo Auxiliar de Lisboa. “Na Missa de encerramento, ficou o convite à santidade, porque o Pai do Céu é santo”, refere o pároco do Milharado, lembrando ainda “o apelo vocacional aos jovens rapazes e raparigas”.

texto por Diogo Paiva Brandão

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES