Missão |
FEC lança Percurso da Quaresma 2017
“Conhecer. Cuidar. Parar. Agradecer. Contagiar”
<<
1/
>>
Imagem

“Encorajo todos os fiéis a expressar esta renovação espiritual, inclusive participando nas Campanhas de Quaresma que muitos organismos eclesiais, em várias partes do mundo, promovem para fazer crescer a cultura do encontro na única família humana.”

(Mensagem para a Quaresma 2017, Papa Francisco)

 

Para além da sua ação na área da Cooperação para o Desenvolvimento, a FEC – Fundação Fé e Cooperação, promove espaços de reflexão e interpelação sobre o desenvolvimento humano integral, o desenvolvimento sustentável, a promoção da justiça e cidadania global, pondo em diálogo Igreja e Sociedade Civil.

A Quaresma é o momento ideal para conseguirmos parar e pensar o que marca a nossa vida e vivência pessoal mas também o que marca o mundo A nível pessoal, para muitos de nós, é também tempo de fazer alguns propósitos, algumas mudanças que queremos concretizar. Como vejo o mundo? Que desafios, alegrias?

Com este ponto de partida, propomos nesta Quaresma uma verdadeira Caminhada (interna e externa) pela Mudança! O que nos faz mudar? Que luzes temos seguido? Que caminhos temos de mudar na nossa vida, no nosso mundo? O que precisamos que se renove em nós?

Luz e Simplicidade, Verdade, Caminho, Procura e Encontro… estes são os pontos-chave do nosso caminho e serão estes os motes da nossa preparação para a Páscoa e Ressurreição de Jesus! Não queremos que esta seja apenas “mais uma Quaresma”. O mundo precisa de MAIS. A nossa casa comum precisa de mudanças nos estilos de vida, precisa de uma educação e espiritualidade ecológicas (Encíclica Laudato Si, Capítulo 6). Vamos entrando neste Caminho, integrando mudanças e avançando, mais profundamente, percorrendo sete etapas (uma em cada domingo), com ações concretas nas semanas que as sucedem. Ao mesmo tempo que avançamos nesta caminhada, deixemo-nos converter e contagiar pela vida de Jesus, melhor exemplo de vida sustentável, tendo como mote de inspiração a Encíclica “Laudato Si”.

 

Sob o tema “Conhecer. Cuidar. Parar. Agradecer. Contagiar”, a FEC faz a proposta de esta Quaresma com o compromisso de diariamente ler um excerto da Encíclica Laudato Si (https://goo.gl/PRrUfG) e nos tornarmos mais conscientes daquilo que nos é pedido quando nos referimos ao “cuidado pela casa comum”. Propomos também o uso das redes sociais para a divulgação da mensagem e para contagiar mais pessoas pelo cuidado da nossa casa comum!

 

 

_____________


O Percurso da Quaresma 2017 está disponível em: http://www.fecongd.org/pdf/quaresma2017/percursoQuaresma2017.pdf

texto por FEC| Fundação Fé e Cooperação
A OPINIÃO DE
Padre Fernando Sampaio
Nenhum pecador pode permanecer na presença de Deus. O Profeta Isaías, depois da visão de Deus, sentiu-se...
ver [+]

Maria José Vilaça
Vivemos estes últimos meses marcados por várias notícias que merecem alguma reflexão. Desde as eleições...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES