Domingo |
À procura da Palavra
Ter sede
<<
1/
>>
Imagem
DOMINGO III QUARESMA Ano A

“Disse-lhe Jesus:

 «Dá-Me de beber».”

Jo 4, 7

Damos tão pouco valor à água! Esquecemos facilmente o privilégio de abrir em casa uma torneira e ter água potável e abundante. Isso é inacessível ainda a milhões de pessoas, sendo causa direta da morte de 361 mil crianças por ano. Poços e fontes ainda estão na memória de muitos, e até na minha que muitas vezes bebi a água do chafariz do Largo da Eira. A água, bem comum e partilhado, é condição para a vida, e buscam-na incessantemente, em planetas distantes, os cientistas do espaço. Símbolo de tantas outras sedes que nem poços, nem fontes, conseguem saciar.


O poço-fonte de Jacob é hoje localizado no mosteiro ortodoxo de Bir Ya'qubl, na cidade de Nablus, na Cisjordânia. Assinalando o encontro de Jesus com a samaritana, lembra-nos como a simbologia do poço-fonte evoca também encontros nupciais em várias passagens da Bíblia. Não era comum ser junto à fonte que muitas vezes nasciam namoros e até casamentos? No diálogo com a samaritana, nas várias sedes e nas águas a receber e a dar, também saboreamos toda a envolvência do amor nupcial de Deus à humanidade que aquela mulher representa.


Não era necessário passar pela Samaria para ir da Judeia à Galileia. Seria até o caminho mais difícil e perigoso, mas Jesus não veio “passear” ao mundo, e sim encontrar-se connosco, nas periferias e desertos que vivemos. Não se vai à fonte ao meio-dia, à hora do sol a pique em que o calor é maior, a não ser que não se queira encontrar quem olha de soslaio ou insulta, como aquela mulher tão bem conhecia. São diferentes a sede da mulher e a de Jesus, e no fundo, são tão iguais. Jesus começa por pedir “água” que a mulher vinha buscar; mas o que deseja é dar “água viva” que a mulher acaba por pedir. A sede de Deus por nós sacia a nossa sede d’Ele. Esta sede humana que é também de verdade, de sermos amados mais do que podemos imaginar e perdoados mais do que julgaríamos possível. A verdade dos amores imperfeitos da samaritana não é obstáculo ao amor transformador que Jesus lhe oferece. E será com a fragilidade do seu testemunho, mas com o transbordar de alegria do coração, que ela irá interpelar aqueles que evitava, a virem também conhecer Jesus.


Ter sede de Deus leva-nos ao encontro. Felizes são os “que têm fome e sede de justiça” (Mt 5, 6) tinha Jesus dito na montanha das bem-aventuranças. Pois o perigo maior é a saciedade, o “estar farto” em que, também nós cristãos, podemos cair. Deixamos de ter sede da “água viva” que faz transbordar o coração e leva ao encontro de outros sedentos. É fácil acomodarmo-nos a riquezas de ouro e poder, de “pechisbeque” religioso e devocional, de ostentação não evangélica. Podemos esquecer a humildade de ter sede de Deus e da felicidade dos outros, e disfarçá-la com “bebidas” que parecem saciar. Que sede vai guiando os nossos passos?

P. Vítor Gonçalves
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES