Lisboa |
Exposição na igreja de Fátima
‘As aparições de Fátima’ na obra de Maria Amélia Carvalheira
<<
1/
>>
Imagem

A igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Lisboa, vai receber a exposição ‘As aparições de Fátima’ na obra da escultora Maria Amélia Carvalheira, entre 4 de maio e 15 de outubro, organizada no contexto do Centenário das Aparições.

 

A escultora de arte sacra Maria Amélia Carvalheira (1904-1998) tem diversas obras na Cova da Iria e na cidade de Fátima, como a Via-Sacra dos Valinhos, o conjunto escultórico do Anjo de Portugal e os pastorinhos, seis estátuas da Colunata do santuário mariano ou no Seminário do Verbo Divino e outras casas de congregações religiosas. De destacar que a escultura de Nossa Senhora de Fátima presente no local da aparição de 19 de agosto de 1917 é também da autoria da artista natural de Gondarém, Vila Nova de Cerveira.

Recorde-se que a igreja de Fátima, em Lisboa, também tem um presépio, de 24 peças em barro policromo, executado em 1958 por Maria Amélia Carvalheira, que faleceu a 31 de dezembro de 1998, na capital portuguesa.

A escultora de arte sacra ganhou, em 1949, o Prémio de Artes Plásticas ‘Mestre Manuel Pereira’, para a escultura ‘São João de Deus’ e, em 1992, foi condecorada com o ‘Pró Eclesia et Pontífice’, atribuída pela Santa Sé, e com o Grau de Comendadora da Ordem de Mérito pelo então Presidente da República, Mário Soares.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES