Lisboa |
Tela de Bento Coelho da Silveira
Última Ceia volta à Igreja de São Cristóvão para restauro ao vivo
<<
1/
>>
Imagem

A tela de Bento Coelho da Silveira, do século XVII, que representa a Última Ceia, volta ao seu lugar na Igreja de São Cristóvão ao fim de dois anos, na próxima quarta-feira, dia 17 de Maio. Depois de uma intervenção de restauro no laboratório da Signinum, a tela terá os trabalhos finais ao vivo nesta igreja da cidade de Lisboa.

 

O restauro da Última Ceia foi possível depois de uma ação de Crowdfunding, no âmbito do projecto Arte por São Cristóvão (www.arteporsaocristovao.org), do Orçamento Participativo de Lisboa. Mais de uma centena de participantes fizeram os seus donativos num total de 5000¤ para recuperar a pintura do século XVII.

A tela, que esteve desaparecida desde os anos 50, encontrava-se por trás do altar-mor e cerca de um terço desapareceu completamente, obrigando a um trabalho de integração por parte da equipa de restauro. Porém, a humidade provocou na própria tela danos irrecuperáveis. Os visitantes podem agora ver a beleza e os desenhos da pintura que estava completamente ofuscada pelo tempo.

A ação de restauro ao vivo desenvolve-se no âmbito do Watch Day, em colaboração com a World Monuments Fund, que conta com várias actividades durante o dia de quarta-feira. Estão previstas quatro visitas guiadas (11h, 14h, 16h e 20h) e os técnicos encontram-se na própria igreja para mostrarem o trabalho feito nos últimos dois anos. O programa conta também com uma conferência, às 19h00, na Igreja de São Cristóvão, por parte dos técnicos da Signinum, onde se podem ver os trabalhos de restauro e as fotografias inéditas dos estudos.

Para o Watch Day, foram também envolvidas todas as associações e comerciantes da Mouraria que têm ajudado na recuperação da Igreja de São Cristóvão e que reuniu, até ao momento, cerca de 140 mil euros e que tem em vista a mudança do telhado.

Os Biscoitos d’São Cristóvão, concebidos pela Cozinha Popular da Mouraria, que querem meter São Cristóvão na boca de toda a gente, podem ser adquiridos nas várias lojas e restaurantes da Mouraria, à volta da Igreja.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES