Família |
Familiarmente
Ecos da Festa Diocesana da Família 2017
<<
1/
>>
Imagem

Realizou-se no passado dia 28 de Maio, em Alcobaça, a Festa Diocesana da Família, que procura ser uma ocasião de convívio entre famílias de toda a Diocese, juntando várias gerações. Foi um dia de grande alegria, celebrando a maravilha que é ser FAMÍLIA. Nesta edição partilhamos os testemunhos de quem trabalhou na preparação da festa e de 3 casais que celebraram as suas bodas matrimoniais – 10, 25 e 50 anos.

 

______________ 


“Foi em Outubro de 2016 que o sector Diocesano da Pastoral da Família iniciou a preparação da 4ª Festa Diocesana da Família, a realizar em Maio de 2017 na bonita cidade de Alcobaça.

Os preparativos foram pensados e concretizados em várias reuniões do Sector Diocesano e também em Alcobaça, com a equipa local constituída por 13 casais representando 8 paróquias da Vigararia de Alcobaça-Nazaré. Foi uma equipa coesa, assídua às reuniões mensais, participativa, efetuando um óptimo trabalho de divulgação e mobilização nas respetivas paróquias.

A exigência da preparação desta Festa foi altamente facilitada pelo apoio extraordinário da Câmara Municipal de Alcobaça. A simpatia, atenção e disponibilidade do Dr. Júlio Moura e seus assessores fizeram das nossas reuniões momentos de prazer e boa disposição.

Também o acolhimento recebido por parte da Dra. Ana Pagará, directora do Mosteiro de Alcobaça, e seus adjuntos foram notáveis.

Graças a esta conjugação de esforços e aos mais de um milhar de participantes, a Festa da Família 2017 correu muito bem.

A Feira Familiar, as Conferências, as visitas ao Mosteiro, o almoço partilhado e a animação musical e lúdica preencheram o dia de nós todos, que nesta festa formámos uma grande família.

A Eucaristia, presidida pelo Sr. Cardeal Patriarca e concelebrada pelo Sr. D. José Traquina e vários sacerdotes, foi o acontecimento mais importante do dia, tendo especial destaque a renovação do compromisso matrimonial e benção dos cerca de 150 casais jubilados.”

 

Helena e Philippe Morin, Equipa Diocesana da Pastoral da Família

 

 

______________ 


“Aceitámos o convite do Pe. Ricardo, nosso Pároco, para integrarmos a equipa de preparação da Festa da Família deste ano, a realizar-se em Alcobaça. Foi um sim dado com entusiasmo mas também com alguma preocupação pela responsabilidade e dimensão da tarefa. Logo na primeira reunião de trabalho percebemos que essa tarefa estava muito facilitada pela experiência e capacidade de organização da equipa diocesana que nos orientava, o casal Helena e Philippe Morin e o Pe. Rui Pedro. Formámos uma equipa de trabalho com casais provenientes de toda a Vigararia, mais tarde alargada com outros voluntários que se juntaram a esta causa. Foi muito interessante ver a maneira como todos podemos colaborar consoante os dons de cada um, indivíduo ou casal. Houve trabalho para todos e cada um contribuiu para “o todo” com muita alegria, união e boa vontade. Enfim, vivemos a palavra de S. Paulo, “membros de um só Corpo, animados pelo mesmo Espírito”. Sentimos ainda que este ânimo se alargou a toda a comunidade local de Alcobaça, também na colaboração preciosa dada pela Câmara Municipal, na disponibilidade demonstrada pela direcção do Mosteiro e no envolvimento das diferentes Instituições convidadas a estar presentes na Feira Familiar. Ânimo, alegria e ansiedade pelo grande dia que se aproximava. 28 de maio foi um dia vivido com muita comunhão entre todos. Alcobaça transformou-se numa imensa “família de famílias”, como tão bem define o nosso Cardeal, D. Manuel. Desta jornada fica o desafio para a nossa Vigararia de um maior investimento na Pastoral Familiar. Que mais casais possam dizer sim.

 

Carla e Pedro Feliciano, paróquia de Alcobaça, equipa local da Pastoral da Família

  

______________ 


“Somos o casal Alzira e Levi Tomás, da paróquia de Turquel, Vigararia Alcobaça Nazaré.

Fomos convidados a fazer parte da pastoral da família, o que muito nos honrou.

A nossa experiência de participar nesta festa foi muito positiva, pois tivemos a oportunidade de conhecer pessoas como o Padre Rui, o casal Helena e Philippe Morin e toda a sua comitiva e todas as outras pessoas que faziam parte do grupo.

Foi uma Honra receber na nossa Vigararia o D. Manuel Clemente e todos os que o acompanharam. Ter preparado esta festa foi algo de muito especial.

Queremos também agradecer a todas as pessoas que, de uma maneira ou de outra, nos ajudaram na preparação e receção do almoço -  a todos um muito obrigado, que Deus nos ajude.

 

Alzira e Levi Tomás, paróquia de Turquel, equipa local da Pastoral da Família

 

 

______________

 


“Quis Deus juntar duas pessoas que vivem a sua vida inspirada pela Fé Cristã. Por isso o casamento pela Igreja, mais do que uma festa bonita, foi encarado como um Sacramento Verdadeiro que uniu o nosso caminho num só.

Durante estes anos foram muitas as Graças que recebemos, em particular os filhos, resultado do Amor partilhado e sentido, que iluminam o nosso dia-a-dia.

Foi com muita alegria que este ano participámos, pela primeira vez, na Festa da Família, junto com os nossos dois filhos (e mais um a caminho), por ocasião dos nossos 10 anos de casados. A celebração das Bodas Matrimoniais durante a Eucaristia, com o nosso Patriarca, D. Manuel Clemente, foi, apesar da presença de tantos casais da Diocese que celebravam 10, 25, 50 e mais anos de casamento, muito intimista e próxima de nós. A vivência feita em comunidade, as palavras e o sorriso do nosso Pastor e o exemplo de todos os mais velhos, encheram-nos o coração e indicam-nos que, em Deus, é possível continuarmos a caminhar juntos. Foi bom ver tantos grupos e movimentos da Igreja juntos, mostrando que na diversidade se faz Unidade. Agradecemos à Pastoral da Família por ter organizado esta bonita festa e desejamos que todos possam participar nestas Bodas Matrimoniais pelo menos uma vez na vida.”


 

Sílvia Bernardino e David Lito, paróquia de Alenquer, celebram 10 anos de matrimónio

 

 

______________ 


“Do nosso Encontro de preparação para o casamento nasceu um grupo de casais que se veio a tornar numa Equipa de Nossa Senhora. Casámos todos em 1992 (há 25 anos). Deste grupo permanecemos hoje 3 casais, tendo entrado outros 2 que se casaram em 1997 (há 20 anos). Surgiu a ideia de celebrarmos juntos os nossos casamentos na Festa das Famílias, com os nossos filhos, e assim aconteceu!

Demos graças a Deus por nos ter feito, como casais, à imagem e semelhança do Seu Amor de comunhão e fecundidade. Renovámos o nosso compromisso de fidelidade a este Seu Amor que nos une, que nos transforma e que é caminho de santificação e felicidade. Agradecemos os dons do casamento e dos nossos filhos. Pedimos a Nossa Senhora ajuda para sermos famílias firmes na fé e na simplicidade, assíduas na oração e na partilha, grandes no perdão e na alegria, fortes na disponibilidade e no serviço.

Que Deus nos ajude a sermos famílias dentro desta grande família que é a Igreja de Cristo!”

 

Regiani e Tiago Líbano Monteiro, paróquia de Miraflores, celebram 25 anos de matrimónio, com os filhos Diogo, Luís, Ana, Tomás, João Paulo, Maria e Rita

 

 

______________ 


“Fomos alertados pelo nosso filho e nora que iria celebrar-se no dia 28 de maio a festa diocesana da Família em Alcobaça com uma celebração presidida pelo Sr. Cardeal Patriarca, onde daria a bênção e um diploma a todos os jubilados pelas suas bodas matrimoniais. Nós temos a graça de celebrar 50 anos em comum. Aceitámos o convite e ficámos muito felizes com o dia preenchido que vivenciámos.

Assistimos a uma das quatro conferências sobre a família e, com o testemunho do casal, percebemos que por vezes achamos que só nós temos problemas mas, mais uns do que outros, todos temos barreiras a enfrentar. Para nós, três coisas são essenciais: muito amor, muito respeito e muita paciência. Ao lembrarmo-nos destas referências recordamos que temos ambos a mesma profissão e trabalhamos juntos desde que nos casámos. Não é uma tarefa fácil, pois chegamos, muitas das vezes, a casa ao fim do dia, sem novidades e torna-se mais monótono. Sabemos sempre tudo o que se passa com o outro a nível profissional e pessoal. No entanto, ao tentar viver com o verdadeiro amor cristão, com muita fé e oração, conseguimos ir mais longe no percurso de viver em família em união e com felicidade.

O nosso pilar fundamental é a família e vivemos para a família. Sem a nossa família não seriamos quem somos hoje. Todos os dias agradecemos os valores e exemplos que nos foram transmitidos pelos nossos pais, o filho que Deus nos deu, a nora e os quatro netos que nos confiam, e recordando as palavras do Cónego Rui Pedro, damos graças por tudo o que construímos através da nossa união.

Por último e ainda, um reconhecimento final a toda a organização local e do patriarcado, a todos os movimentos envolvidos, ao Sr. Cardeal Patriarca e ao Sr. Presidente da Câmara de Alcobaça por terem contribuído para proporcionar um dia feliz de encontro a muitas famílias que sentiram que a Igreja é uma verdadeira Família.

Muito obrigado!”

 

Joaquim e Dulce Irédio, paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Amadora, celebram 50 anos de matrimónio


______________ 

 

Festa Diocesana da Família 2018

Aproveitamos para anunciar que a Festa Diocesana da Família 2018 irá realizar-se na Vigararia de Torres Vedras.

Caso esteja interessado em colaborar na organização, contacte o seu pároco ou envie e-mail para familia@patriarcado-lisboa.pt.

 

Encontro para separados/divorciados sem nova união

A Pastoral da Família vai realizar em finais de Junho um encontro para separados/divorciados sem nova união.

Para saber mais informações pode enviar e-mail para familia@patriarcado-lisboa.pt.

 

Sugestão

Dia 26 de Julho 2017, por ocasião da festa litúrgica de Santa Ana e S. Joaquim, avós de Jesus, a sociedade civil celebra o Dia dos Avós. Sugerimos a dinamização desta celebração nas paróquias.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES