Juventude |
Centenário das Aparições
JUBJOVEM 2017
<<
1/
>>
Imagem

Organizado pelo Santuário de Fátima, o ‘Jubileu Jovem’ desafia os jovens de todo o país a descobrirem na Mensagem de Fátima uma proposta de espiritualidade para o século XXI.

 

O Santuário de Fátima está a celebrar o Centenário das Aparições de Nossa Senhora a Francisco e Jacinta, que o Papa Francisco canonizou em 13 de maio, e à sua prima Lúcia. Neste contexto, o JubJovem 2017 tem como tema “O segredo da paz, o caminho do coração”. Esta peregrinação juvenil quer oferecer a cada participante a oportunidade de descobrir algo do segredo de si mesmo que ainda não conhece, e que só Deus lhe pode dizer, para alcançar a paz consigo mesmo e com todos à sua volta, na casa comum que partilhamos.

O JubJovem propõe aos jovens uma experiência intensa de silêncio e oração, para olhar o coração da Mãe de Jesus e ouvir no próprio coração a interpelação à conversão pessoal que Ele, por Ela, dirige; também propõe a celebração da gratidão por tanto bem que Fátima fez e continua a fazer acontecer neste tempo da história.

O JubJovem é uma festa para a qual são convidados todos os jovens, entre os 16 e os 35 anos, que queiram abrir o seu coração e o seu futuro a novas raízes de alegria e confiança.

 

Programa

Na manhã do dia 9, sábado, a partir das 10h00, começa o acolhimento dos participantes no JubJovem 2017. Da parte da tarde, vão ser apresentadas diversas propostas de atividades que ajudem a preparar a paz. Às 17h00, será a abertura oficial do JubJovem na Capelinha das Aparições, depois de se atravessar o Pórtico do Jubileu. Segue-se um primeiro grande encontro, na Basílica da Santíssima Trindade, para conhecer o coração da paz.

A noite será de direta – a Directa Pacis. Após participar no Rosário e na Procissão das Velas, o festival para alcançar a paz reunirá cantautores conhecidos e vai ser um momento largo de convívio e festa que se prolongará pela noite dentro.

Na madrugada, percorre-se o caminho do silêncio à procura da paz do coração e os jovens vão voltar à Basílica da Santíssima Trindade para viver a paz, reconhecendo-a como dom e assumindo-a como compromisso.

Ao nascer do sol, veremos o Domingo a iluminar a Cruz Alta e cada um poderá descobrir o propósito de vida que quer levar do Jubileu.

Após algum tempo de descanso, às 10h00, os jovens unem-se a todos peregrinos no Recinto, para rezar o Rosário, celebrar a Eucaristia e participar na Procissão do Adeus.

 

Inscrição

A inscrição é gratuita e para os jovens da Diocese de Lisboa deverá ser feita através do Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa. Para mais informações: www.juventude.patriarcado-lisboa.pt

 

________________

 

Centenário das Aparições – Fátima

Casa do Jovem reaberta com propostas de Verão

 

Jovens convidados a viverem no Santuário a espiritualidade de Fátima, com o tema “Quereis oferecer-vos?... Sim, queremos”.

O Santuário de Fátima oferece aos jovens um lugar próprio, a Casa do Jovem. Situa-se atualmente sob a Colunata Norte do Santuário e tem funcionado nos fins de semana de Verão, como um “espaço de escuta e de diálogo, de oração e de reflexão, vocacionado para os jovens”, refere o site www.fatima.pt.

Os responsáveis do espaço explicam que, para este ano 2017, a proposta sublinha a “dimensão vocacional da existência, percebida e vivida como resposta a uma interrogação que interpela a liberdade pessoal de cada um, como aconteceu com os pastorinhos logo na primeira aparição mariana: «– Quereis oferecer-vos a Deus? – Sim, queremos»”. A proposta para este ano acontece todos os fins de semana do Verão, desde o primeiro dia de julho até ao primeiro dia de setembro, com início às 10h30 de sábado e conclusão às 16h30 de Domingo.

 

Programa e inscrições

O programa e o formulário para as inscrições estão disponíveis em www.fatima.pt/pt/pages/propostas-de-verao

 

Animadores voluntários

Para dinamizar esta iniciativa, está a constituir-se, para cada fim de semana, um grupo de Animadores, entre os 17 e os 25 anos, provenientes de paróquias e/ou movimentos e/ou Congregações e/ou Seminários. O Santuário de Fátima garante as refeições dos voluntários que aderirem à proposta e o alojamento àqueles que necessitarem.

Para mais informações: jovens@fatima.pt

texto em jubjovem.fatima.pt
A OPINIÃO DE
P. Manuel Barbosa, scj
Começa hoje a Semana do Consagrado, que decorre de 26 de janeiro a 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor e Dia do Consagrado.
ver [+]

José Luís Nunes Martins
Descansa um pouco. Vai até à janela. Não penses nas tuas coisas por um tempo. Olha para o que está...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES