Missão |
Projeto ‘Juntos pela Mudança’
Histórias de Mudança
<<
1/
>>
Imagem

A mudança de estilos de vida tem estado na ordem do dia da sociedade civil europeia, sendo visíveis diferentes movimentos de transição por modelos de sociedade mais justos e sustentáveis.


A nível global, continuam os esforços políticos para uma agenda de desenvolvimento sustentável, tendo sido adotada, em setembro de 2015, a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovida pelas Nações Unidas. Uma Agenda que compromete, ainda que voluntariamente, todos os países signatários em 17 objetivos comuns.

Mas o ceticismo continua a dominar os cidadãos em geral, havendo muitos que não acreditam que de facto estejamos a sobre-explorar o Planeta, outros não acreditam que possamos fazer algo perante tão grande desafio de mudança.

 

Cuidado da Casa Comum

É neste mesmo contexto que, em 2015, o Papa Francisco publica a Encíclica Laudato Si’ – sobre o Cuidado da Casa Comum. Não é por acaso que o faz precisamente antes da Cimeira dos ODS e também da Cimeira do Clima, em Paris – COP 21, em dezembro desse mesmo ano. Continuar a pensar na crise ambiental de forma autónoma e com estratégias parciais, é adiar cada vez mais irremediavelmente o problema que enfrentamos e que afeta de forma injusta sobretudo os mais vulneráveis e excluídos, precisamente os que menos contribuem para a situação que vivemos. «O ambiente humano e o ambiente natural degradam-se em conjunto; e não podemos enfrentar adequadamente a degradação ambiental, se não prestarmos atenção às causas que têm a ver com a degradação humana e social. De facto, a deterioração do meio ambiente e a da sociedade afetam de modo especial os mais frágeis do Planeta: «Tanto a experiência comum da vida quotidiana como a investigação científica demonstram que os efeitos mais graves de todas as agressões ambientais recaem sobre as pessoas mais pobres» (LS 48). Em resposta a esta realidade, o Papa desafia-nos a mudar e a lutar pelo Bem Comum, entrelaçando as nossas mudanças individuais e quotidianas com mudanças políticas ao nível nacional e internacional. Desafia-nos também a seguir o exemplo de tantas pessoas/comunidades/organizações que têm vindo a testemunhar modos de vida que se pautam pelo Cuidado da Casa Comum.

 

Dez histórias de vida

Tem por isso de crescer a consciência de que cuidar do planeta é antes de mais cuidar das pessoas. Change for the Planet, Care for the People, este foi o nome dado à Campanha lançada pela CIDSE, em 2015, a qual através de várias iniciativas tem demonstrado que a mudança está já a acontecer e que pode e deve ser contagiante. A FEC integrou esta campanha com a recolha de diferentes Histórias de Mudança. Podemos ser levados a pensar que a sustentabilidade é uma questão que só diz respeito a alguns, sobretudo aos mais ambientalistas, verdes, ecológicos... estes filmes pretendem precisamente demonstrar que todos somos chamados a ter um papel nesta história de uma Casa Comum que deve ser casa para todos.

Quando mudei? porque mudei? desafio-te a... Estas foram as questões de partida lançadas pelo projeto Juntos pela Mudança para a realização de dez histórias de vida, ao longo dos últimos meses, sob a responsabilidade da realizadora Patrícia Pedrosa. Histórias vindas de Portugal, Espanha, Filipinas, Bélgica, Canadá, Inglaterra, agora reunidas numa única História, que nos inspiram a mudar a partir da realidade de cada um, demonstrando como de facto as nossas pequenas mudanças geram a grande mudança de que a Humanidade e o Planeta necessitam. Testemunhos de um Agricultor, de uma Mãe, de um Padre, de uma responsável de uma Associação de camponeses, de uma voluntária, de uma Escola, de uma organização de produtores - consumidores, de uma jovem estudante, de uma Paróquia, entre outros, que nos mostram que a mudança é possível e está acontecer com muita força em muitas comunidades espalhadas pelo mundo. Uma força de mudança que responde aos desequilíbrios ambientais e sociais que sentimos a nível global e local e que podem inspirar as agendas políticas da atualidade.  Fica o desafio a fazermos também nós parte desta História, acrescentando a nossa pequena história de mudança.

Pode ver cada pequena história (filmes com cerca de cinco minutos) e o documentário final (trinta minutos) em www.fecongd.org/2017/07/05/historias-de-mudanca/.

O projeto Juntos pela Mudança tem como objetivo global: Contribuir para consciencializar a sociedade civil europeia, em particular a portuguesa, para a necessidade de adoção de novos padrões de consumo que permitam um desenvolvimento sustentável global. É promovido pela Fundação Fé e Cooperação (FEC), em parceria com a Associação Casa Velha - Ecologia e Espiritualidade e a CIDSE, com o apoio do Instituto Camões.

texto por Margarida Alvim, FEC | Fundação Fé e Cooperação
A OPINIÃO DE
P. Duarte da Cunha
Talvez não sejam os temas mais urgentes, mas são, certamente, emblemáticos, para explicar a necessidade...
ver [+]

Isilda Pegado
1. Está já anunciado na Comunicação Social que deram entrada no Parlamento dois projectos de Lei para ampliar os prazos para a prática do Aborto.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES