Lisboa |
Incêndios
Cáritas encerra conta solidária com “mais de 1 milhão de euros”
<<
1/
>>
Imagem

A Cáritas Portuguesa terminou a campanha solidária ‘Cáritas com Portugal, abraça vítimas dos incêndios’, tendo angariado mais de um milhão de euros de donativos, que vão agora ser redirecionados para as vítimas dos incêndios na zona centro.

 

A campanha solidária para angariação de fundos para as vítimas dos incêndios angariou 1.262.104,18 euros e foi encerrada no passado dia 16 de julho. “O dinheiro destina-se a colaborar nas respostas às necessidades emergentes das vítimas desta catástrofe e ajudar na reconstrução de habitações, assim como outros apoios que sejam imprescindíveis para a recuperação dos meios de subsistência sustentados”, informa a Cáritas Portuguesa.

O incêndio que deflagrou em Pedrógrão Grande, na Diocese de Coimbra, a 17 de junho, chegou aos concelhos de Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Sertã, Pampilhosa da Serra e Penela. Um mês depois do início dos fogos, o Instituto da Segurança Social e a Cáritas Diocesana de Coimbra assinaram um protocolo onde ficou “consignado os compromissos das partes”. “Da parte da Cáritas tudo será célere com a cooperação de todas as partes, tendo apenas como motivação a satisfação dos legítimos anseios das pessoas afetadas”, assegura a Cáritas Portuguesa, assinalando que a sua ação no terreno foi operacionalizada pela Cáritas de Coimbra e começou no início da catástrofe, “quando ainda havia fogos por extinguir”, deslocando para o local um conjunto de técnicos e voluntários. Ao longo do último mês, os técnicos desta Cáritas Diocesana concretizaram 100 visitas às famílias destes concelhos e responderam “às necessidades básicas e urgentes e procederam ao registo pormenorizado das famílias e pessoas afetadas pelos incêndios” e as suas perdas, “humanas, bens e animais”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES