Editorial |
P. Nuno Rosário Fernandes
Sentimento
<<
1/
>>
Imagem

A propósito do lançamento de um livro da pianista Leonor Leitão-Cadete, tive a oportunidade de desfrutar, recentemente, de um mini-concerto de piano desta conceituada artista que, aos seus 88 anos, percorre com ligeireza as teclas brancas e pretas daquele instrumento musical como quem salta de alegria, por vales e montes. Daquela coordenação de movimentos ressoam notas e harmonias que, facilmente, nos colocam em relação transcendente com o nosso Criador. À sugestão de uma só palavra, ‘sentimento’, aquele piano, correspondendo às ordens de improviso de quem o executava, conseguiu fazer-nos sentir. Sentir que, assim como a melodia nos levou a dimensões suaves da vida ou de maior tensão, a nossa vida, que é dom de Deus e que precisamos de saber fazer render, não é linear e está sujeita às dificuldades, às crises, às tempestades que passam e sempre terminam na bonança. Uma vida que é para os outros, e tantas vezes nos fazem desinstalar das nossas comodidades, das nossas seguranças. Uma vida que se desenrola num crescendo, como a música que nos eleva, umas vezes tocada com uma só mão, outras no acompanhamento de acordes que complementam o que somos e que nos fazem perceber que não estamos sós.

Assim vamos vivendo em cada dia, sob autoria não do improviso de Deus, mas no projecto por Ele traçado, que nos quer felizes para os outros. Assim vamos vivendo em Igreja, no meio do que podem ser, também, tribulações, turbulências, tempestades que nos querem fazer acordar para olharmos mais para Ele, n’Ele confiarmos e por Ele nos decidirmos.

Tantas vezes podemos ser confrontados com o misto de sentimentos, mas, na liberdade que nos é dada, é a vontade de Deus que nos deve impelir a aceitar e a decidir por Ele.

Aproveito, ainda, a ocasião para felicitar a Diocese de Santarém que, neste Domingo, acolhe o seu novo Bispo, D. José Traquina, e ao próprio, por quem tenho grande estima e amizade, desejar um fecundo e feliz ministério pastoral.

 

P. Nuno Rosário Fernandes, diretor

p.nunorfernandes@patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES