Missão |
Campanha
Presentes Solidários 2017
<<
1/
>>
Imagem

Desde o dia 13 de novembro e até dia 6 de janeiro de 2018, a FEC – Fundação Fé e Cooperação tem a decorrer a Campanha Presentes Solidários e conta consigo para construir uma sociedade onde cada pessoa possa viver com dignidade e justiça.

 

Através da Campanha Presentes Solidários 2017 pode contribuir de forma concreta para a melhoria das condições reais de vida de inúmeras famílias dos Países Lusófonos, e também das famílias de deslocados no Iraque. A sua compra, feita em nome de um amigo, colega ou familiar, será um motivo de esperança para a vida de tantos homens, mulheres e crianças que nestes países enfrentam situações adversas a um desenvolvimento justo e sustentado.

 

O que pode oferecer

Este Natal pode oferecer para Angola uma Consulta de Dentista a crianças acompanhadas pelo Centro Materno-Infantil Nossa Senhora da Graça de Benguela e uma Balança para Bebés, destinada a Recém-nascidos das Unidades de Saúde da Diocese de Benguela. Para o Brasil propomos Livros para Biblioteca para Crianças e jovens do projeto “Esperança e Vida na Amazónia”. Para Cabo Verde sugerimos uma Mensalidade do Jardim Infantil. Para a Guiné Bissau propomos uma Maleta de Pintura para Artesãos locais de Bissau e das cidades de Prabis, Quinhamel, Cacheu, Cachungo, São Domingos, Suzana/Varela, Mansoa, Farim, Bafatá, Quinhamel, Gabu, Boé, Catió e Buba de forma a contribuir para a promoção do património cultural guineense de um modo inclusivo e sustentável, favorecendo o acesso da população guineense a bens e serviços culturais. Pode ainda oferecer Ferramentas para Escultor para os mesmos artesãos poderem desenvolver o seu ofício. Para as famílias yazidi deslocadas em Sharia a regressar a Sinjar, no Iraque, pode oferecer Cimento e Tijolos, composto por um saco de cimento de 50kg e vinte tijolos. Pode também optar por presentear uma das Meninas das comunidades ligadas à Missão Católica de Ocua, Diocese de Pemba com um Uniforme Escolar e promover a escolarização das raparigas no ensino secundário. Pode também oferecer a Pintura de Sala de Aula à Escola Primária de Mangoanine, em Moçambique, que conta com 80 crianças. Para o Timor Leste sugerimos um Kit de Higiene Infantil para crianças em idade Pré-escolar de Baucau. Para São Tomé e Príncipe propomos oferecer Lençóis e Toalhas para crianças em situação de risco para tornar ainda mais acolhedora a Casa dos Pequeninos que recebe crianças em situação de risco em São Tomé e Príncipe. Para Portugal sugerimos o Cabaz da Terra, composto por hortícolas e frutícolas produzidas por pequenos agricultores familiares da região de Setúbal, destinado a Famílias apoiadas pelo Banco Alimentar do Centro Social Paroquial do Campo Grande. Ainda para Portugal sugerimos a Bolsa do Voluntário, destinada à formação dos voluntários que se preparam para partir em missão.

 

Dar a duplicar – a Campanha em 4 passos

PASSO 1 – ESCOLHER O(S) PRESENTE(S): O catálogo dos Presentes Solidários encontra-se disponível no site da campanha (www.presentessolidarios.pt). Este catálogo dá a conhecer o contexto em que cada Presente Solidário se insere, bem como os parceiros no terreno, responsáveis pela aquisição e entrega destes bens às comunidades.

PASSO 2 – ENCOMENDAR O(S) PRESENTE(S): No site da Campanha pode encomendar o(s) Presente(s) Solidário(s). Por cada Presente Solidário adquirido, receberá um postal ilustrado referente a esse mesmo presente. Ao encomendar através do site, poderá optar por receber este postal por via eletrónica, no seu endereço de email, ou por via postal. Durante o processo de encomenda poderá ainda personalizar o verso do postal com o nome da pessoa a quem quer oferecer este presente, bem como com uma mensagem pessoal.

PASSO 3 – OFERECER O(S) PRESENTE(S): Depois de receber o(s) Presente(s) Solidário(s) na sua caixa de email ou na sua morada, poderá entregar aos seus amigos, colegas e familiares que deseja surpreender nesta época festiva. Surpreenda os seus amigos na Noite de Natal, ou seus colegas num jantar de Natal. Verá que a reação deles será de espanto, de surpresa, de gratidão, por poderem participar neste dinamismo de solidariedade.

PASSO 4 – ENTREGA DO(S) PRESENTE(S): Após a data de encerramento da campanha (6 de Janeiro de 2018), o montante angariado é transferido para os nossos parceiros no terreno. São eles que garantem a aquisição dos respetivos bens nos mercados e serviços locais como forma de promoverem as economias frágeis destas comunidades. A entrega dos bens é testemunhada através de fotos, vídeos e testemunhos escritos que os nossos parceiros recolhem no terreno e que nos enviam. Estes testemunhos são então colocados no site da campanha e respetiva página do facebook, para que todos aqueles que participam possam verificar como o seu contributo foi de facto útil e importante para transformar a vida de inúmeras pessoas.

 

Participar
Esta é a proposta da FEC - Fundação Fé e Cooperação: PARTICIPAR! Esta é uma oportunidade única para cada pessoa: através destes presentes estamos de facto a contribuir para um mundo mais justo e solidário! Estamos a oferecer um futuro com mais oportunidades a tantas famílias e comunidades lusófonos que irão receber estes presentes.  Esta é a forma de realizar algo diferente e contribuir verdadeiramente para a melhoria das condições de vida de tantas famílias dos países em desenvolvimento que, diariamente, se cruzam com dificuldades extremas. Contamos consigo! Eles contam connosco! O catálogo de Presentes Solidários 2017 já está disponível e tem novos presentes! Conheça todas as novidades desta edição da campanha em www.presentessolidarios.pt. Vamos Dar a Duplicar!

texto por FEC – Fundação Fé e Cooperação
A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O Patriarca de Lisboa e o Bispo de Aveiro, Presidente da Comissão para a Educação Cristã e Doutrina...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Começo por lembrar sentidamente a partida de Frei Mateus Cardoso Peres, O.P. (1933-2020), personalidade...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES