Bible Challenge |
apagar
Maria do Rosário Carneiro, ex-deputada

Eu queria agradecer, em primeiro lugar, à Joana por ter indicado o meu nome para partilhar esta reflexão sobre a Palavra de Deus. Eu penso que, no tempo em que vivemos, em que é tão complexo do ponto de vista da desfragmentação da sociedade, da falta de sentido de comunidade, de pertença, de partilha, de intenção real de construção de bem comum e que, no fundo, corresponde a um apelo permanentemente feito pelo Papa Francisco - nomeadamente quando fala da ‘casa comum’, com a necessidade de olhar a todos, com especial atenção para aqueles que são os mais pobres, que estão na franja, e que são entendidos como descartáveis -  pareceu-me particularmente significativa esta passagem da Carta de São Paulo aos Romanos que diz: «É que, como num só corpo, temos muitos membros, mas os membros não têm todos a mesma função, e assim acontece connosco: os muitos que somos formamos um só corpo em Cristo, mas, individualmente, somos membros que pertencem uns aos outros.» (Rom 12, 4-5).

Esta é a expressão clara deste desafio que nos é colocado e que nos foi colocado desde sempre, mas hoje, de uma forma particular, porque – como dizia – perante a desfragmentação, o individualismo e a indiferença que é visível nesta construção da comunidade a que nós pertencemos, ela apela claramente para a insubstituibilidade de todos nós na construção desta casa comum e, por isso, não há lugar nem para a exclusão, nem para a existência de descartáveis. Faz apelo à interdependência de todos nós, faz apelo à solidariedade e, consequentemente, à partilha que é necessária em todos nós e faz apelo, de forma muito clara, à responsabilidade que cada um de nós tem, para com o todo e para com cada um. Da responsabilidade que cada um tem que fazer aquilo que tem que fazer e que, tantas vezes, nos esquecemos. Finalmente a responsabilidade que cada um tem para que todos, cada um de todos os outros, possa fazer também ele aquilo que tem para fazer nesta construção comum, na construção desta casa que é de todos nós.

O desafio é que seja a Emília Nadal, a próxima pessoa a refletir sobre a Palavra de Deus.


 

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES