Lisboa |
Semana da Palavra, na Paróquia da Póvoa de Santo Adrião
“É urgente recolocar a Palavra de Deus no centro da comunidade”
<<
1/
>>
Imagem

A Paróquia da Póvoa de Santo Adrião realizou a ‘Semana da Palavra’, entre 25 de fevereiro e 4 de março, que culminou com as Festas de Santo Adrião, padroeiro. Uma iniciativa que contou com a participação do Cardeal-Patriarca.


De entre as iniciativas, destacou-se o Percurso da Palavra, dividido em três estados. “Primeiro, o adro da igreja foi transformado num pequeno Éden para evocar a força criadora da Palavra de Deus (‘E Deus disse’); no segundo momento, encontra-se a Palavra Profética que descobre, na própria Palavra de Deus, a fonte de um novo olhar sobre a história e sobre a vida; por fim, entrando-se no espaço da própria igreja, o encontro com a ‘Palavra fez-se carne’ conduz por um itinerário que começa na evocação do nascimento de Jesus em Belém e termina numa réplica do Monte das Bem-Aventuranças para sublinhar que a Palavra de Deus forma a mentalidade da Bem-aventurança”, refere um comunicado da paróquia. Ao Jornal VOZ DA VERDADE, o pároco da Póvoa de Santo Adrião, padre Rui Valério, faz “um balanço muito positivo desta iniciativa” e garante que “este itinerário vai continuar ativo e à espera de receber mais peregrinos”.

Durante a ‘Semana da Palavra’, foi lançado o convite aos grupos paroquiais para organizarem uma exposição/mostra sob o tema ‘A Palavra de Deus em…’. “Pretendia-se mostrar o lugar que a Palavra de Deus tem na missão que cada um destes sectores desenvolve. Desta forma, os visitantes tiveram a oportunidade para compreenderem o lugar da Palavra de Deus na catequese; na liturgia; na família; na literatura; na missão; nos jovens; na ação sociocaritativa...”, salienta a nota, destacando igualmente a exposição de Bíblias, das mais variadas épocas e estilos, assim como outros livros de teor bíblico, e que foi visitada pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa.

 

“O lugar onde nasce a fé cristã”

No Domingo, 4 de março, na igreja paroquial, D. Manuel Clemente presidiu à Eucaristia. “Quem diz que ‘Cristo está no meio de nós’ é cristão. Vocês acham que Cristo está no meio de nós? Sim? Então sois cristãos”, manifestou, na homilia. E continuou: “Nós somos os pés que Ele tem para caminhar, somos os braços que Ele tem para abraçar, somos os olhos que Ele tem para ver, somos o coração que Ele tem para amar”. O Cardeal-Patriarca proferiu ainda uma conferência sobre a Palavra de Deus, “o lugar onde nasce a fé cristã”. “É muito mais que um sentimento, é uma Pessoa que nos é transmitida por palavras”, apontou, desafiando: “É urgente recolocar a Palavra de Deus no centro da comunidade, pois sem o contacto com ela temos uma fé distante. A Palavra de Deus serve para ser conhecida e escutada, e quem se treina a escutá-la, aprende a escutar os outros”.

As Festas de Santo Adrião, padroeiro desta paróquia da Vigararia de Loures-Odivelas, terminaram com uma procissão pelas ruas da Póvoa de Santo Adrião. Na Igreja Matriz da Póvoa teve lugar a Eucaristia que encerrou a ‘Semana da Palavra’.

fotos pela Paróquia da Póvoa de Santo Adrião
Na Tua Palavra
Ídolos vazios
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O subtítulo de “Nós, os padres”, é algo despudorado: “11 padres confessam-se”!...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
«O reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra. Dorme e levanta-se, noite e dia, enquanto...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES