Lisboa |
Jovem de Lisboa participa na reunião pré-sinodal, em Roma
“Contribuir para o caminho que a Igreja vai tomando”
<<
1/
>>
Imagem

Paroquiano de Carcavelos, Tomás Virtuoso, de 24 anos, vai participar um Roma, de 19 a 24 de março, na reunião pré-sinodal dos jovens, como representante do Secretariado Internacional das Equipas de Jovens de Nossa Senhora (EJNS). “É um ‘peso’ que me deixa muito alegre”, assegura ao Jornal VOZ DA VERDADE.


O Papa Francisco convocou jovens católicos, de várias confissões cristãs, de outras religiões e jovens não crentes, de todo o mundo, para participarem numa reunião preparatória da XV Assembleia Geral ordinária do Sínodo dos Bispos 2018, em outubro, com o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’. Esta reunião pré-sinodal vai-se realizar no Vaticano, de 19 a 24 de março, com cerca de 300 participantes, entre os quais o jovem Tomás Virtuoso, do Patriarcado de Lisboa. “É um grande ‘peso’ sentir a responsabilidade de perceber que o Papa, e a Igreja, pára para pensar sobre estes temas e quer trazer os temas importantes da juventude, e a forma como ela encara os desafios de hoje, para o centro da discussão”, aponta Tomás, mostrando-se consciente de que terá, “com certeza, um papel muito pequeno”, mas “de uma certa importância” na medida em que será chamado a dar a sua “opinião”. Tomás diz que este é “um ‘peso’” que o deixa “muito alegre”. “É uma oportunidade muito engraçada de poder ouvir pessoas de outros países, que têm formas diferentes de viver a fé, e ao mesmo tempo fico com o sentimento de estar a contribuir para a Igreja e para o caminho que a Igreja vai tomando”, aponta. O Papa vai também participar na reunião pré-sinodal dos jovens. Tomás refere que nunca teve a oportunidade de apertar a mão ao Papa Francisco, mas lembra que esteve bem perto do Sucessor de Pedro, em Fátima.

Mais velho de três irmãos, Tomás Virtuoso fez a licenciatura e o mestrado em Economia, na Universidade Católica, onde está, atualmente, a escrever a tese de mestrado em Economia Política Europeia. Integrou a Missão País e é membro das EJNS desde 2010. “Portugal é, neste momento, o país do mundo em que as Equipas de Jovens de Nossa Senhora estão mais fortes, a crescer mais e cada vez mais dinâmicas. Fazia, por isso, sentido que fosse um jovem português a representar as Equipas”, explica.

Segundo um comunicado da Comissão Episcopal do Laicado e da Família, da Conferência Episcopal Portuguesa, “o Papa exprimiu o desejo que os jovens de todo o mundo estejam conectados durante esses dias e possam dialogar através da internet e das redes sociais na reunião pré-sinodal. O hashtag será #synod2018”.

 

____________


Portugal com mais dois representantes

Além de Tomás Virtuoso, o nosso país estará também representado na reunião pré-sinodal dos jovens por Joana Serôdio, de 30 anos, em nome da Conferência Episcopal Portuguesa, através da Comissão Episcopal do Laicado e Família e do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, e por Rui Teixeira, também de 30 anos, como representante da Conferência Internacional Católica do Escutismo.

texto por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES