Na Tua Palavra |
D. Nuno Brás
“La dulce y confortadora alegría de evangelizar”

As reuniões que têm lugar em Roma antes da celebração do Conclave propriamente dito servem para os Cardeais tomarem, colectivamente, as decisões mais importantes que respeitam ao governo de toda a Igreja. Mas nelas os Cardeais partilham também as principais características que acham que o novo Papa deve possuir.

Alguns dias depois da sua eleição, surgiu na imprensa internacional a fotocópia de uma folha manuscrita pelo então Arcebispo de Buenos Aires. Continha a intervenção do Cardeal Bergoglio nessas reuniões prévias à sua eleição. Naquelas breves palavras, Bergoglio convidava a Igreja a assumir com decisão e como prioridade absoluta o anúncio do Evangelho. E, a finalizar, sobre o novo Papa, dizia: [deve ser] “um homem que, a partir da contemplação de Jesus Cristo e desde a adoração a Jesus Cristo ajude a Igreja a sair de si em direcção às periferias existenciais, que a ajude a ser mãe fecunda que vive a doce e reconfortante alegria de evangelizar”.

Foram estas palavras que convenceram os outros Cardeais. E, olhando para estes 5 anos de pontificado, não podemos deixar de reconhecer que esta tem sido a grande preocupação do Papa Francisco.

Nos últimos dias, muitos foram os comentaristas (eclesiásticos ou leigos, com ou sem fé) que apresentaram a figura do Papa em contraste com a da Igreja: um Papa reformador em contraste com uma Igreja conservadora; um Papa que quer abrir caminhos em contraste com uma Igreja incapaz de se mover; um Papa que não goza, sequer, do apoio daqueles que se encontram ao seu serviço na Cúria romana. Nada mais enganador. A grande questão destes 5 anos do Pontificado do nosso Papa Francisco é outra: é aquela que diz respeito à nossa incapacidade de sair dos muros das igrejas para assumirmos a tarefa evangelizadora. Essa sim – “a doce e reconfortante alegria de evangelizar” – é a grande luta do Papa Francisco. Desde o início do seu Pontificado.

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
De entre as muitas mensagens que recebi sobre a pandemia do Covid-19, uma reteve especialmente a minha...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Onde está a Igreja nesta guerra mundial, que é a pandemia do coronavírus? Está, como sempre esteve, na...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES