Bible Challenge |
Bible Challenge – nº21
Inês Nolasco, médica
<<
1/
>>
Imagem
Video

Para responder ao desafio que a Nini Pardal me fez, de dizer da importância da Palavra na minha vida, escolhi dois excertos da Palavra de Deus.

O primeiro refere-se aos primeiros cinco versículos do salmo 139: «Senhor, Tu examinas-me e conheces-me, sabes quando me sento e quando me levanto; à distância conheces os meus pensamentos. Vês-me quando caminho e quando descanso; estás atento a todos os meus passos. Ainda a palavra me não chegou à boca, já Tu, Senhor, a conheces perfeitamente. Tu me envolves por todo o lado e sobre mim colocas a tua mão».

Este salmo fala-me da proximidade de Deus, faz-me perceber que a minha fé é uma relação com Deus, com um Deus próximo. A proximidade tem muita importância na vida de todos nós. Ainda recentemente, no Dia Mundial do Doente, o Papa Francisco dizia que o aspeto mais importante da relação humana é ser próximo. Então este salmo é importante para mim porquê? Porque me faz perceber que a minha fé cresce na relação com Deus, na proximidade de Deus, na próxima dos irmãos e só assim eu consigo viver a caridade cristã e só assim eu sou mais feliz e posso fazer os outros felizes.

O segundo excerto que eu gostava de ler, e de referir, são os versículos 16 e 17 do capítulo três do Evangelho de São João, que estão incluídos no discurso de Jesus com Nicodemos. E esses versículos dizem assim: «Tanto amou Deus o mundo, que lhe entregou o seu Filho Unigénito, a fim de que todo o que crê n’Ele não se perca mas tenha a vida eterna. De facto, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo mas para que o mundo seja salvo por Ele».

Este texto é muito importante para mim porque me diz que Deus é amor, que Deus se entrega por amor, que Jesus nos veio dar a salvação – gosto muito da definição de salvação do padre João Resina Rodrigues, que era: ‘A salvação é a transformação radical da vida pelo amor’ –, e faz-me entender que essa vida pode ser vivida a partir de agora, desde já. Deus convida-me a isso e ainda me assegura que a vida continua pela eternidade. E aqui encontro a razão da minha esperança.

Depois desta partilha, desafio agora a Ana Pinho a partilhar a Palavra de Deus com todos nós.


Na Tua Palavra
O Santo do Concílio
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Por iniciativa de Leonor Xavier, um grupo de cristãos e de pessoas de boa vontade reuniu-se ao fim...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Para além dos fiéis que formalmente pertencem, pelo Baptismo ou pela profissão de fé, à Igreja católica,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES