Lisboa |
Semana Social na Paróquia de Carnaxide
“Ouvir os mais velhos”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa considera que a sociedade tem de escutar os mais velhos. D. Manuel Clemente participou, na Paróquia de Carnaxide, na Semana Social.

 

“Na cerimónia de encerramento da Semana Social, o Cardeal-Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente deixou-nos o desafio de sermos capazes de ouvir os mais velhos, aprendendo com eles, porque a sua experiência de vida, os seus conhecimentos e saberes são um bem precioso”, salienta o comunicado final desta iniciativa, que decorreu de 14 a 18 de março. Organizada pela Paróquia de Carnaxide, em parceria com a União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, do Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide, da USCAL – Universidade Sénior de Carnaxide e da PSP – Equipas de Proximidade e de Apoio à Vítima, a Semana Social teve como tema ‘O futuro da terceira idade na cidade: entre o medo e a esperança’. “Entre o medo e a esperança concluímos que há um longo caminho a percorrer, que os desafios são enormes e que cada um de nós tem um papel fundamental na criação de oportunidades para um envelhecimento mais ativo, mais saudável e mais feliz”, aponta a nota, salientando que a sociedade “precisa urgentemente de se adaptar a esta nova realidade, valorizando, reconhecendo e integrando os mais velhos”.

Durante a Semana Social decorreu também o Fórum Escola de Cuidadores, “um momento privilegiado para conhecer algumas das boas práticas na promoção do envelhecimento ativo”. “No desafio lançado à comunidade para pensar o envelhecimento a partir da realidade local foi muito interessante perceber como as soluções encontradas partiram sempre, em primeiro lugar, do papel que cada um pode desempenhar na vida do outro e de como essa atitude pode fazer a diferença”, acrescenta o comunicado final.

fotos por Paróquia de Carnaxide
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES