Lisboa |
Peregrinação aniversário de maio das aparições
Tornar Cristo visível na sociedade
<<
1/
>>
Imagem

O Bispo emérito de Hong Kong presidiu, em Fátima, às celebrações do 13 de maio, tendo pedido aos peregrinos para serem o exemplo de Cristo no mundo.


Na homilia, lida pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, o cardeal John Tong referiu que Jesus, “com o seu Espírito, forma em nós uma nova humanidade”. “Ele próprio nos impele na procura da liberdade, da dignidade, da justiça, da responsabilidade – ou melhor, fortalece o nosso próprio desejo de construir um mundo mais justo e mais unido”, afirmou. Desde modo, “a nossa comunidade de crentes, consciente de ter recebido um mandato divino, torna-se no mundo testemunha da nova realidade da vida”. Realidade que, segundo o cardeal, se manifesta “nos pequenos gestos que realizamos nas nossas vidas quotidianas, nas realidades terrestres e nos nossos compromissos de cada dia”. Por isso, apelou o Bispo emérito de Hong Kong aos cerca de 300 mil peregrinos reunidos no Santuário de Fátima, “com o nosso modo de viver e o nosso exemplo devemos fazer com que Cristo seja visível hoje na nossa sociedade”.

Na noite do dia 12 de maio, o cardeal John Tong assegurou que “os numerosos santuários marianos na China ajudam a relembrar constantemente ao povo” a proteção da Virgem. “Na história da Igreja na China registam-se várias intervenções de Nossa Senhora. Por exemplo, em 1900, durante a perseguição dos Boxers, ocorreram duas aparições. Uma em Pequim, onde a Virgem Maria apareceu acompanhada do arcanjo São Miguel e rodeada por uma multidão de anjos. A segunda aparição ocorreu na cidade de Donglu, perto de Baoding, na província de Hebei, onde Maria apareceu no Céu e, escutando as súplicas do povo, preservou a cidade da destruição”, referiu, recordando o exemplo dos videntes Francisco, Jacinta e Lúcia – os dois primeiros tornados santos há um ano pelo Papa Francisco –, que aceitaram o convite da Virgem e “empenharam-se na oração, no sacrifício e no jejum”.

fotos por Arlindo Homem
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES