Juventude |
Vigília de Pentecostes na Sé de Lisboa
A força do Espírito para ser santo
<<
1/
>>
Imagem

No passado sábado, dia 19 de maio, realizou-se a Vigília de Pentecostes na Sé de Lisboa. Uma noite de oração que se realiza todos os anos, onde estiveram presentes cerca de 150 jovens, e que foi inspirada e baseada na recente exortação do Papa Francisco, GAUDETE ET EXSULTATE - “Alegrai-vos e exultai”. Todos os textos foram retirados deste documento, seguindo o tema “Tens a força do Espírito para ser santo”.


A partir da passagem bíblica do capítulo 5 de São Mateus, frequentemente conhecida pelo “Sermão da Montanha”, o Papa Francisco traça um “mapa” para chegar à santidade, que é acessível a todos e deve ser o objectivo de todos: “Jesus explicou, com toda a simplicidade, o que é ser santo; fê-lo quando nos deixou as bem-aventuranças. Estas são como que o bilhete de identidade do cristão. Assim, se um de nós se questionar sobre «como fazer para chegar a ser um bom cristão», a resposta é simples: é necessário fazer – cada qual a seu modo – aquilo que Jesus disse no sermão das bem-aventuranças.” GE,63

Os cânticos, interpretados pelo coro do grupo de jovens da paróquia de Linda-a-Velha, ajudaram também a criar o ambiente de oração e de reflexão.

Esta Vigília inclui também o momento de compromisso dos jovens que, nos seus grupos, seguem o percurso temático do Itinerário Juvenil proposto pelo Serviço da Juventude. Os jovens do primeiro ano recebem uma lucerna, cuja luz de Cristo ressuscitado deverá ser sinal para o mundo. Em resposta, o seu compromisso: “Felizes pela descoberta de Jesus Cristo como luz, sentido e fonte da nossa vida, queremos assumir, diante da Igreja de Lisboa, a nossa confiança n’Ele e o desejo de mergulhar mais intensamente na sua Palavra e na sua vontade.” Também os jovens que terminam agora o terceiro ano do Itinerário receberam a bênção de envio.

A vigília terminou com o desafio do Papa Francisco: “para ser santo, não é necessário ser bispo, sacerdote, religiosa ou religioso. Muitas vezes somos tentados a pensar que a santidade esteja reservada apenas àqueles que têm a possibilidade de se afastar das ocupações comuns, para dedicar muito tempo à oração. Não é assim. Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra. (GE, 14)

 

____________


Da Palavra nasce a Arte

Nos próximos dias 3 e 9 de Junho, o Serviço da Juventude realizará dois eventos destinados a jovens dos 20 aos 30 anos, e que têm como objectivo mais uma vez trazer a Palavra de Deus para o centro da vida e mais concretamente, da Arte.

Desde sempre a Palavra inspirou obras artísticas, na literatura, na pintura e em muitas outras áreas. No Museu Nacional de Arte Antiga, o Pe. António Boto revelará o que está por trás de uma obra por ele escolhida e na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra o Pe. Alexandre Palma conduzirá uma leccio divina.

Dois espaços únicos que abriram as suas portas para acolher estes eventos, cujos lugares são limitados. As inscrições decorrem até ao dia 28 de Maio, no site do Serviço da Juventude.

 

 

____________


JMJ Panamá 2019 | Lisboa a caminho

A Diocese de Lisboa está a caminho da Jornada Mundial da Juventude no Panamá! Inscreve-te até dia 5 de Junho de 2018, no site www.juventude.patriarcado-lisboa.pt.

Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Foi há alguns dias que, na espaçosa capela de um colégio, presenciei uma cena que me deu que pensar.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Celebram-se este ano cem anos do nascimento de Sophia de Mello Breyner, um sinal muito português e universal de talento, sensibilidade e sabedoria.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES