Lisboa |
apagar
Comunidade Vida e Paz distribuiu 150 mil ceias em 2017

Ao longo do ano passado, a Comunidade Vida e Paz distribuiu perto de 150 mil ceias, a um total de 430 pessoas apoiadas. A informação é divulgada no relatório geral de atividades e contas 2017 da instituição tutelada pelo Patriarcado de Lisboa.

Foram precisamente 146.736 as ceias distribuídas pelas Comunidade Vida e Paz, a 430 pessoas, durante o ano de 2017, o que representa uma média de mais de 400 refeições por dia. Segundo o relatório geral de atividades e contas da instituição do ano transato, foram apoiadas 100 famílias carenciadas, num total de 490 pessoas. O Espaço Aberto ao Diálogo, que procura motivar as pessoas sem-abrigo para a mudança, atendeu, em 2017, um total de 591 pessoas, tendo conseguido encaminhar 428, o que representa uma taxa de sucesso na ordem dos 73 por cento.

O documento agora divulgado pela Comunidade Vida e Paz refere ainda que, ao nível de comunidades terapêuticas, foram atendidos 277 utentes, sendo que 78 concluíram os programas. No que concerne às comunidades de inserção, 155 utentes contaram com a colaboração da instituição tutelada pelo Patriarcado de Lisboa, tendo concluído 47. O projeto escolas teve 1220 alunos, em 12 escolas, enquanto o apoio pós-alta atendeu 108 utentes. O relatório geral de atividades e contas da Comunidade Vida e Paz lembra ainda que a Festa de Natal com as Pessoas em situação de sem-abrigo, onde colaboraram 1314 voluntários, recebeu 1492 convidados.

Finalmente, ao nível de resultados financeiros, os rendimentos de 2017, em relação ao ano de 2016, decresceram perto de 200 mil euros, tendo passado de 3.711.626 euros para 3.537.010 euros.

 

Factos relevantes

No documento, a Comunidade Vida e Paz enumera ainda o que considera como factos relevantes para a instituição em 2017, destacando a “publicação da Estratégia Nacional para a Integração das pessoas em situação de sem-abrigo, desencadeada pela petição pública promovida pela Comunidade Vida e Paz”, a “assinatura de protocolo com a Câmara Municipal da Amadora para início de intervenção da Comunidade no concelho”, a “assinatura de protocolo com a Cáritas Diocesana de Lisboa de cedência de um apartamento para alojamento de utentes” e a “atribuição do Prémio BPI Solidário para bolsas de apoio à reinserção”.

“Porque continuamos a ser necessários, acreditamos que convosco podemos ir mais longe no sonho que não haja nenhuma pessoa na rua por falta de ajuda e de apoio. Com a sua ajuda reconstruimos sentidos de vida!”, termina o resumo do relatório geral de atividades e contas 2017 da Comunidade Vida e Paz.

 

Informações

Telefones: 218460165 ou 912340222

Site: www.cvidaepaz.pt

Email: geral@alvalade.cvidaepaz.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES