Vocações |
Da Palavra Nasce a Vocação
Somos Um!
<<
1/
>>
Imagem

Foi há cerca de 10 anos que nos conhecemos, num lugar especial para muitos, em Fátima. Foi lá que trocámos as primeiras palavras e percebemos que algo nos unia. Percebemos que existia muitos valores em comum como a vida na e para Igreja, fruto do testemunho dos nossos pais e avós que nos passaram desde crianças. Fátima tornou-se, para nós, símbolo de união, amizade, amor, testemunho e Fé e por isso decidimos dar o passo do Matrimónio na nossa vida em Maio de 2017, mês de Maria e Centenário das Aparições de Nossa Senhora. Hoje, somos um casal cheio da certeza que é Jesus que nos une todos os dias e que nos coloca o desafio de viver todos os minutos com e para Ele. Gostaríamos de partilhar com todos uma frase que nos tocou profundamente durante a oração em Fátima de partida para a Jornada Mundial da Juventude em Madrid 2011: “Reapropriai-vos, queridos jovens, do valor da família; amai-a não só por tradição, mas por uma escolha madura e consciente: amai a família de origem e preparai-vos para amar a que, com a ajuda de Deus, vós mesmos formareis. Digo “preparai-vos” porque o amor verdadeiro não se improvisa. O amor é feito não só com sentimento, mas com a responsabilidade, a constância e também com o sentido do dever.” (Pensamentos para os Jovens, JMJ 2011 – Bento XVI).

testemunho de Raquel e André

 

_____________


Aconteceu

Realizaram-se em Fátima, nos dias 18 a 20 de Junho, as Jornadas Pastorais do Episcopado sobre Pastoral Juvenil Vocacional, no horizonte da próxima Assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos. Contou com a presença dos Serviços Diocesanos de Juventude e Pastoral Vocacional. Acentuou-se a necessidade de uma pastoral juvenil de acompanhamento dos processos de maturação da fé nos jovens, capaz de os escutar e de caminhar com eles, bem como a atenção a dar a uma "pastoral da transição" capaz de integrar quando ocorrem etapas de mudança: de escola, de terra, de comunidade, de condição (casamento, por exemplo). Acentuou-se igualmente a necessidade de formação dos agentes de pastoral, quer na dimensão pedagógica, quer sobretudo na compreensão da vida, da transmissão da fé e da pastoral em perspectiva vocacional, dentro de uma cultura vocacional que está por fazer mas, sem a qual, as nossas acções correm o risco de não enraizar na fé.

 

_____________


AGENDA

Datas vocacionais a reter

Pré-Seminário de Lisboa

Campanário do 9º ano: 2 a 6 de Julho

Campanário do 10º e 11º anos: 9 a 13 de Julho

Semana de Verão: 20 a 27 de Julho (para rapazes do 12º ano e universitários no Seminário de Caparide)

Campo Vocacional para Raparigas

Luzeiros de Verão (7º ao 9º e 10º ao 12º): 11 a 15 de Julho

 

Campo de trabalho missionário – Irmãs Dominicanas

Pela sétima vez, ouvindo as palavras de Jesus: “Ide e evangelizai todos os povos” ou a palavra dirigida aos discípulos: “Vem e segue-Me!”, queremos responder-lhe, dar-lhe uma semana das nossas férias, aceitando o desafio de viver em espírito de missão, mais um Dominismissio!

Para jovens entre os 15 e os 26 anos, o campo de trabalho missionário organizado pela Pastoral Juvenil das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, será de 28 de Agosto a 5 de Setembro de 2018, no Pedrogão Grande, ao lado de quem viveu maus momentos, queremos levar um sorriso, uma esperança...

Aceitam o desafio?!

Data limite inscrições: 31 de JULHO

Donativo de participação: 25¤ (mais custo das viagens)

Alojamento: acantonamento

Ficha de inscrição: http://bit.ly/Dominismissio

Outras informações: pastoralidscs@gmail.com

Testemunhos dos anos anteriores: http://pastoraljuvenilidscs.blogspot.com

 

_____________


Geocaching Vocacional: Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias

Unir o serviço da caridade ao anúncio evangélico

 

Fundadas por Mary Jane Wilson, Irmã Maria de S. Francisco Wilson, a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias tem como carisma a promoção humana e espiritual dos homens, especialmente dos pobres.

 

Carisma da Congregação

Unir o serviço da caridade ao anúncio evangélico, tendo em vista a promoção humana e espiritual dos homens, especialmente dos pobres, sejam-no eles de pão ou de cultura, de amor ou de saúde, de justiça, de fé ou de esperança. Fundamenta-se na Caridade, vínculo da perfeição, que se exprime em traços característicos, os quais definem a espiritualidade da Congregação:

- Abandono filial a Deus Pai, que imprime nos membros da Congregação uma confiança infinita na Sua providência, adesão amorosa à Sua vontade e procura constante da Sua glória;

- União a Jesus Cristo, esposo da Igreja, a quem as irmãs servem no próximo e imitam como divino modelo;

- Docilidade ao Espírito Santo que dá luz e força para discernir e realizar a vontade de Deus em todas as circunstâncias da vida;

- Profunda vivência da Eucaristia e da Palavra de Deus, fonte primária e constante da vida consagrada e do zelo apostólico dos seus membros;

- Especial devoção à Virgem Maria, Mãe da Igreja, invocada sob o título de Nossa Senhora das Vitórias;

- Adesão à Igreja e obediência às disposições do Papa e dos Bispos;

- Ambiente franciscano de fraternidade, paz, alegria, simplicidade, pobreza e serviço;

- Espírito ecuménico e catolicidade aberta a todos os povos e culturas;

- Sensibilidade ao mais urgente, oportuno e eficaz em cada tempo e lugar, com especial preferência pelos pobres.

 

História da Congregação

A Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, foi fundada a 15 de Janeiro de 1884, no Funchal, Ilha da Madeira, por Mary Jane Wilson, Irmã Maria de S. Francisco Wilson, para tornar presente no mundo os valores do Reino de Deus e colaborar na missão salvadora de Cristo, através do ensino, cuidados de saúde, assistência a crianças e idosos, promoção humana, catequese, pastoral juvenil e de adultos e missão ad gentes.

Mary Jane Wilson nasceu a 3 de Outubro de 1840, em Hurryhur, região de Mysore (Karnathaka), Índia. Seus pais, ingleses, educaram-na na religião anglicana que fervorosamente praticavam. Aos 33 anos converteu-se à Igreja Católica. Ingressou na III Ordem Secular de S. Francisco de Assis, cursou enfermagem e trabalhou no Hospital de S. Jorge em Londres. Em 1881 chegou à Ilha da Madeira como enfermeira de uma doente inglesa. Esta voltou à Inglaterra, mas Mary Wilson permaneceu na Ilha, a pedido do Bispo do Funchal, D. Manuel Agostinho Barreto.

Em 1907 a sua caridade foi heroicamente testemunhada, no Lazareto-Funchal, no combate a uma forte epidemia de varíola que assolou a Ilha da Madeira, recebendo, por isso, a condecoração “Torre e Espada” que lhe foi atribuída pelo rei de Portugal, D. Carlos.

Com a implantação da República, em 1910, foi expulsa de Portugal vivendo um ano de exílio na Inglaterra. Voltou à Madeira em 1911, dando nova vida à Congregação por ela fundada. Morreu em 1916, com fama de santidade, no Convento de S. Bernardino em Câmara de Lobos, onde a pedido do bispo da diocese, lançava as bases de um pré-seminário.

A Congregação foi agregada à Ordem dos Frades Menores a 21 de Novembro de 1940 pelo Ministro Geral Fr. Leonardus M. Belo. Segue a Regra e Vida dos Irmãos e Irmãs da Terceira Ordem Regular de S. Francisco de Assis, aprovada pelo Papa João Paulo II a 8 de Dezembro de 1982.

Em 1991 teve início o Processo Diocesano para a sua Beatificação. Transferido para Roma em 1993, seguiu o seu percurso normal com a elaboração da “Positio Super Vita, Virtutibus et Fama Sanctitatis” e os respetivos estudos histórico e teológico, sendo aprovado o Decreto da Heroicidade das Virtudes a 9 de outubro de 2013 por Sua Santidade o Papa Francisco, sendo elevada a Venerável. Aguardamos a aprovação do milagre para que possa ser proclamada Bem-aventurada na Igreja para glória de Deus e edificação do mundo.

 

Presença no mundo

Partir ao encontro de quem precisa, dignifica a própria vida e a daqueles a quem chegam todos os gestos de bem-fazer. Conscientes deste imperativo da missão, as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, concretizando o grande sonho da sua Fundadora, Mary Wilson, chegaram há 80 anos a Moçambique, o primeiro espaço de missão ad gentes.

Atualmente a Congregação realiza a sua missão em quatro Continentes:

Europa - Portugal Continental 11 comunidades; Madeira e Porto Santo 15 comunidades; Açores, 1 comunidade; Itália, 3 comunidades; Inglaterra, 1 comunidade.

África - Moçambique, 8 comunidades; Tanzânia, 1 comunidade; República Democrática do Congo, 2 comunidades e Angola 3 comunidades.

América – Brasil, 3 comunidades.

Ásia - Timor Leste, 4 comunidades; Índia, 4 comunidades e Filipinas 1 comunidade.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES