Especiais |
Exposição, oração, visitas e livros
Sugestões para as férias
<<
1/
>>
Imagem

‘Tesouros’ das catedrais em exposição

É uma exposição que reúne, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, as peças mais emblemáticas das catedrais de todo o país. ‘Na Rota das Catedrais: construções [d]e identidades’ foi inaugurada no passado dia 26 de junho e é uma iniciativa da Direção Geral do Património Cultural e do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, inserida no projeto ‘Rota das Catedrais’, que expõe 113 peças, provenientes de catedrais e igrejas de Portugal continental, Madeira e Açores. Os objetos expostos vão do mobiliário à ourivesaria, passando pela pintura, matéria têxtil, escultura, peças ligadas à prática litúrgica, livros antigos e partituras musicais.

Presente na inauguração, o Cardeal-Patriarca de Lisboa sublinhou o significado destes monumentos: memória viva, a junção de culto e cultura. D. Manuel Clemente convidou, ainda, todos a visitar a exposição no Palácio da Ajuda, que vai ficar patente até 30 de setembro. Já diretora geral do Património Cultural, Paula Silva, considerou que as catedrais portuguesas têm um “conjunto de peças notáveis e um acervo artístico enorme”.

fotos por Arlindo Homem

 

_______________


Férias com Deus

Os jesuítas portugueses lançaram as ‘Férias com Deus’, uma proposta de oração para este verão, disponibilizada semanalmente no portal Ponto SJ e nas redes sociais. “Este momento de pausa e meditação será diferente todas as semanas, uma vez que será assinado por pessoas diferentes, desde jesuítas, escritores, leigos ligados à animação pastoral, e até um bispo”, refere um comunicado da Companhia de Jesus. A proposta, com 10 minutos, tem por base uma leitura, um texto e imagem ou seguir um esquema mais orientado, tendo sido dada liberdade aos autores. “A iniciativa parte da perceção de que, por vezes, as férias são um tempo de descanso, mas marcado pela ausência de Deus. Tentando fugir a esta superficialidade, tantas vezes fruto da agitação ou da rotina das férias, procura-se que esta rubrica ajude os crentes a pararem, a refletirem, e a fazerem destes dias um tempo de aproximação a Deus e aos outros”, acrescenta a nota.

A proposta, para os meses de julho e agosto, está a ser lançada semanalmente, à sexta-feira. A primeira proposta de oração, com o tema ‘Levar Deus para a praia’, teve a assinatura de Isabel Figueiredo, coordenadora de conteúdos religiosos da Renascença, enquanto na segunda semana a proposta foi assinada por Bento Oliveira, fundador do projeto digital ‘Imissio’. Na terceira semana do projeto ‘Férias com Deus’, a proposta foi da responsabilidade de Francisca Onofre, ligada a vários projetos de voluntariado. Da lista de colaboradores fazem ainda parte dois sacerdotes jesuítas – o padre Samuel Beirão, recentemente ordenado, e o padre Paulo Duarte, ligado à Pastoral do colégio das Caldinhas, em Santo Tirso, ao qual está também ligado o casal João e Andreia Quintela, que assina outra das propostas. Colaboram ainda o padre Hugo Gonçalves, pároco do Campo Grande, em Lisboa, Mariana Viana Batista, antiga aluna do Colégio São João de Brito, e o Bispo Auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida.

Propostas: https://pontosj.pt/jesuitas/ferias-com-deus

 

_______________


Miradouro da torre sineira da igreja de Santa Cruz do Castelo

A cidade de Lisboa tem, desde junho, um novo miradouro. A torre sineira da igreja de Santa Cruz do Castelo abriu as portas a todos os turistas e moradores, sendo possível observar uma vista inédita sobre a cidade e o rio, desde Graça até à outra margem. A abertura do miradouro, situado junto à muralha, no topo da encosta, veio permitir manter a igreja aberta durante o dia e custear as obras de reparação exterior do templo, realizadas em 2013. O espaço que permite o acesso à torre está situado junto ao templo e, no mesmo local, funciona também uma loja com vários materiais de merchandising. Este novo miradouro de Lisboa está aberto diariamente para visitas, a partir das 9h00, e tem encerramento previsto para as 21h00, no verão, ou 18h00, no inverno. O custo do bilhete normal é de 2¤ e há ainda um bilhete prioritário, de 3¤, que permite não ter de esperar na fila para subir à torre.

Informações: www.torredaigrejadocastelo.pt

 

_______________


O segredo da escuta

O livro ‘O segredo da escuta - Acolher a Palavra na vida’, de Francesco Peyron, reflete sobre a oração. “A oração é uma experiência de comunicação com Deus, e a familiaridade com a Palavra das Sagradas Escrituras constitui o ingrediente fundamental do caminho espiritual de cada um. Colocar Deus no centro, no coração e na vida, é facilitado pelo método da lectio divina, um método ao alcance de todos. Na lectio divina, a leitura da Palavra torna-se oração, escuta de Deus na abertura do coração ao Sol que ilumina: o Espírito, que tudo pode, purifica, ilumina, aquece e dissipa todo o encerramento”, refere a sinopse, da obra publicada pela Paulinas Editora.

 

A voz única do ideal

O livro ‘A voz única do ideal - em diálogo com os Jovens’, do padre Julián Carrón, presidente do Movimento Comunhão e Libertação, apresenta uma contribuição com vista ao Sínodo dos Bispos sobre ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, em outubro, convocado pelo Papa Francisco para auscultar as suas perguntas e inquietações, na tentativa de os acompanhar no caminho da vida. “A primeira questão é a que tantas vezes urge nos nossos corações: ‘Porque é que eu existo? Porque é que estou no mundo? Para que vale a pena viver? Para que é que serve o eu? Para que é que serve o meu eu?’ Como veem, é a questão da vida, a questão fundamental de cada um de nós. A primeiríssima decisão é levar a sério esta interrogação, esta urgência”, frisa a sinopse da obra da Paulus Editora.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES