Artigos |
apagar
Seminário: aprender a fidelidade de Cristo

Em pleno Ano Sacerdotal, a Igreja é desafiada a olhar para os sacerdotes pelo prisma da fidelidade de Cristo. O sacerdócio de Jesus é a realização da sua fidelidade à vontade do Pai e à salvação da humanidade. Por isso, a sua fidelidade permanente é a garantia da fecundidade no sacerdócio ministerial. Mas essa mesma fidelidade de Cristo torna-se um desafio à vida dos sacerdotes, quer na sua experiência de discípulos, quer na sua vida de apóstolos: eles são chamados a dar corpo integral à fidelidade de Jesus em tudo o que sentem, pensam e fazem.

O Seminário é a mesma escola que Jesus estabeleceu com os primeiros doze. Jesus, relata-nos o Evangelho, escolheu um grupo para serem discípulos e se tornarem apóstolos. Eles conheceram a fidelidade de Jesus ao Pai e testemunharam a radicalidade da sua missão no meio dos homens. Esse discipulado, feito de relação pessoal, aprendizagem, acolhimento, confronto, vida em comum, constituiu a base para o apostolado, porque se tratava de continuar a mesma missão de Cristo. Aprender a ser de Cristo e a viver ao seu ritmo foi o processo de formação para aquele grupo de apóstolos e sê-lo-á para todos os grupos de apóstolos.

Por isso, hoje o Seminário é, em primeiro lugar, uma longa aprendizagem da relação de Jesus com o Pai. E isso é o acolhimento da filiação divina, como dom de amor e de liberdade, mas também como oferta e exigência de santidade. Viver e alimentar essa comunhão viva de filhos faz-se na escuta da Palavra e na celebração da liturgia: é o próprio Cristo que introduz nessa relação pois só Ele a tem em plenitude. Na vida do Seminário, acolher diariamente este dom da filiação, é o ritmo primeiro da vida pessoal e comunitária. Porque realmente só pode ser fiel à vontade de Deus quem entra na relação profunda da fidelidade de Jesus ao seu Pai.

Mas, o Seminário é igualmente uma aprendizagem de ousadia, compromisso, perseverança e generosidade no serviço. Dispor-se ao serviço da Igreja e da humanidade, assumindo os gestos e os sentimentos sacerdotais de Cristo, implica a força de quem luta, a persistência de quem caminha, a coragem de quem enfrenta todos os obstáculos e a abnegação de quem se oferece inteiro para as grandes e pequenas missões. Esse é o treino quotidiano no Seminário, proporcionado pelo estudo, pelos serviços comunitários e apostólicos, pelas relações humanas e pelos compromissos pessoais e comunitários.

A fidelidade de Cristo é um dom e um desafio: dom sem o qual de nada somos capazes; desafio para entrega e empenhamento total na vida ministerial. O Seminário é o hoje da fidelidade dos nossos futuros sacerdotes.

 


Sector da Animação Espiritual promove actividades no Turcifal

O Centro de Espiritualidade do Turcifal vai acolher diversas actividades que visam oferecer aos cristãos de Lisboa propostas de formação espiritual. Haverá actividades para jovens dos 18 aos 30 anos (retiros, encontros de formação, dia de peregrinação e oração, etc.), actividades para consagrados/as e padres (exercícios espirituais, retiro e recolecção), actividades para a família (retiro para casais e para noivos) e também actividades para todos (retiros e cursos teórico-práticos).

 

Inscrições por mail (animacaoespiritual@gmail.com) ou telemóvel (910957253)