Missão |
Campanha de Natal da FEC
Presentes Solidários 2018
<<
1/
>>
Imagem

Se soubesse que com apenas 0,23¤/dia pode contribuir para uma criança ir à escola e ter acesso a uma refeição diária, recusaria? 

Desde o dia 07 de novembro e até dia 6 de janeiro de 2019, a FEC tem a decorrer a Campanha Presentes Solidários que, nesta edição, conta consigo para apoiar comunidades jovens nos países lusófonos e garantir-lhes o acesso a uma educação de qualidade. A Campanha Presentes Solidários 2018 é uma edição especial celebrativa do 100º aniversário de Nelson Mandela dedicada à educação e a um dos grandes defensores de um sistema educativo mais justo e equitativo e, através dela, pode contribuir de forma concreta para dar resposta a necessidades prioritárias das comunidades de oito países lusófonos e garantir-lhes o acesso a uma educação de qualidade. A sua compra, feita em nome de um amigo, colega ou familiar, será um motivo de esperança para a vida de tantos homens, mulheres e crianças que nestes países enfrentam situações adversas a um desenvolvimento justo e sustentado.

 

O que pode oferecer

Este Natal pode oferecer para Angola Duas caixas de giz e um apagador para o quadro de uma sala de aula, a crianças acompanhadas pela Escola Luiza Andaluz, no Bairro Rocha Pinto, em Luanda e um Kit Sala de Aula para equipar uma sala de aula na Escola Luiza Andaluz, no Bairro Rocha Pinto, em Luanda. Para o Brasil propomos um Uniforme Escolar para uma criança da Creche Irmã Eufrásia Maria, na região de Abaetetuba, na Amazónia. Para Cabo Verde sugerimos uma Mensalidade do Jardim Infantil e uma refeição diária para uma das 75 crianças, com idades entre os 3 e os 5 anos, do Jardim Infantil de Aguadinha, na Ilha de Santiago. Para a Guiné Bissau propomos Sacos de cimento para a construção de infraestruturas de refeição no Centro Educacional Irmã Valdelícia, localizado no setor de Contuboel, na região de Bafatá. Para Moçambique, pode oferecer Lanches Escolares diários, durante um mês, a crianças do Centro Educativo das Servas Nossa Senhora de Fátima, no Bairro da Liberdade, na Matola.Pode também oferecer equipamentos desportivos para jovens entre os 10 e os 13 anos de idade, para a sua participação num torneio, com outras 170 crianças, em Moçambique. Para São Tomé e Príncipe pode oferecer uma Mochila e Material Escolar que serão entregues a crianças e jovens de São Tomé e Príncipe, nas Roças da Trindade e Porto Alegre. Para Timor Leste, sugerimos Brinquedos Educativos para crianças do Centro Comunitário Teresa de Saldanha, no Remexio. Para Portugal sugerimos a inscrição de uma criança no Campo de Férias promovido pela Associação Casa Velha, em Vale Travesso. Ainda para Portugal sugerimos a Bolsa do Voluntário, destinada à formação dos voluntários que se preparam para partir em missão.

 

Dar a duplicar – a Campanha em 4 passos

PASSO 1 – ESCOLHER O(S) PRESENTE(S): O catálogo dos Presentes Solidários encontra-se disponível no site da campanha (www.presentessolidarios.pt). Este catálogo dá a conhecer o contexto em que cada Presente Solidário se insere, bem como os parceiros no terreno, responsáveis pela aquisição e entrega destes bens às comunidades.

PASSO 2 – ENCOMENDAR O(S) PRESENTE(S): No site da Campanha pode encomendar o(s) Presente(s) Solidário(s). Por cada Presente Solidário adquirido, receberá um postal ilustrado referente a esse mesmo presente. Ao encomendar através do site, poderá optar por receber este postal por via eletrónica, no seu endereço de email, ou por via postal. Durante o processo de encomenda poderá ainda personalizar o verso do postal com o nome da pessoa a quem quer oferecer este presente, bem como com uma mensagem pessoal.

PASSO 3 – OFERECER O(S) PRESENTE(S): Depois de receber o(s) Presente(s) Solidário(s) na sua caixa de email ou na sua morada, poderá entregar aos seus amigos, colegas e familiares que deseja surpreender nesta época festiva. Surpreenda os seus amigos na Noite de Natal, ou seus colegas num jantar de Natal. Verá que a reação deles será de espanto, de surpresa, de gratidão, por poderem participar neste dinamismo de solidariedade.

PASSO 4 – ENTREGA DO(S) PRESENTE(S): Após a data de encerramento da campanha (6 de Janeiro de 2019), o montante angariado é transferido para os nossos parceiros no terreno. São eles que garantem a aquisição dos respetivos bens nos mercados e serviços locais como forma de promoverem as economias frágeis destas comunidades. A entrega dos bens é testemunhada através de fotos, vídeos e testemunhos escritos que os nossos parceiros recolhem no terreno e que nos enviam. Estes testemunhos são então colocados no site da campanha e respetiva página do facebook, para que todos aqueles que participam possam verificar como o seu contributo foi de facto útil e importante para transformar a vida de inúmeras pessoas.

 

____________


Esta é a proposta da FEC - Fundação Fé e Cooperação: PARTICIPAR! Esta é uma oportunidade única para cada pessoa: através destes presentes estamos de facto a contribuir para um mundo mais justo e solidário! Esta é a forma de realizar algo diferente e contribuir verdadeiramente para garantir o acesso a uma educação de qualidade a crianças nos países em desenvolvimento que, diariamente, se cruzam com dificuldades extremas. Contamos consigo! Eles contam connosco! O catálogo de Presentes Solidários 2018 já está disponível e tem novos presentes! Conheça todas as novidades desta edição da campanha em www.presentessolidarios.pt. Vamos Dar a Duplicar!

texto por FEC | Fundação Fé e Cooperação
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES