Lisboa |
Dia do Consagrado
“Vida consagrada vale por aquilo que é e não somente pelo que faz”
<<
1/
>>
Imagem

Na celebração do Dia do Consagrado, na Sé de Lisboa, o Bispo Auxiliar D. Joaquim Mendes destacou a importância da vida consagrada na Igreja e sublinhou que Jesus é “a razão de ser da vida consagrada”.

“A vida consagrada vale por aquilo que é e não somente pelo que faz. Mesmo a fase da doença, limitação e velhice, quando vividas à luz do mistério pascal, podem ser tão ou mais fecundas que o período de plena atividade apostólica, quando se acolhe tudo como uma dádiva de amor”, garantiu o prelado. Na Sé Patriarcal, na celebração do Dia do Consagrado, a 2 de fevereiro, D. Joaquim Mendes sublinhou que Jesus é “a razão de ser da vida consagrada, da nossa doação a Ele e por Ele, àqueles a quem somos enviados”. “Somos consagrados/as, pelo Senhor que nos tonou para si, trabalhamos pelo Senhor. É Ele a razão que nos move a entregarmo-nos sem reservas à missão a que fomos destinados. A nossa vida e a nossa missão brotam e alimentam-se de um «sonho» chamado Jesus”, apontou. “A vida consagrada não pode perder o horizonte do seu Sonho, a sua razão de ser, o seu centro e o seu fundamento: Jesus; e de o mostrar vivo e presente no seu meio, eliminando as diferenças, gerando a unidade e comunhão, construindo oásis de fraternidade, despertando o mundo, indo contra individualismo e a indiferença”, salientou ainda o Bispo Auxiliar de Lisboa.

D. Joaquim Mendes recordou também palavras do Papa Francisco no discurso da cerimónia de acolhimento e abertura da Jornada Mundial da Juventude, no Panamá, para apelar à cultura do encontro. “Membros de diversas Ordens, Congregações e Institutos, com diferentes carismas, de diversas nacionalidades, caminhamos juntos nesta Igreja particular de Lisboa, enriquecendo-a com a nossa presença e com a nossa diversidade carismática, unidos pelo amor de Cristo”, referiu.

Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
Isilda Pegado
1. Termina agora o ano judicial e milhares de casos de crianças, pais e mães envolvidos em longas contendas,...
ver [+]

P. Duarte da Cunha
Os nossos olhos e tudo o que lhes está associado no cérebro tornam possível essa coisa maravilhosa que é ver.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES