Uma semana com... um padre |
Apelo à radicalidade de vida com Cristo
<<
1/
>>
Imagem
O Ano Sacerdotal, proposto pelo Papa e começado na Solenidade do Coração de Jesus, 19 de Junho 2009, dia já há muito dedicado à oração pela santificação dos sacerdotes, é apelo a descobrir o dom, a graça do sacerdócio que Jesus partilhou connosco, a graça da ordenação, a graça da unção do Espírito, a graça do que Deus ao longo dos anos foi fazendo nos sacerdotes e, através deles, em nós. Por outro lado é apelo à conversão ao sacerdócio, à radicalidade de vida sacerdotal, à seriedade na vivência dos compromissos sacerdotais, a uma maior entrega e generosidade no dom a Jesus, ao Reino, à Igreja, ao Povo de Deus. O Ano Sacerdotal terminará na Solenidade do Coração de Jesus, de 2010, ou seja, dia 11 de Junho. Para este encerramento, feito solenemente em Roma, já foram convidados não só os sacerdotes, mas todo o Povo de Deus, sobretudo os jovens e os consagrados.

Cada sacerdote deve, antes de mais, recordar a sua caminhada vocacional: apelos de Deus, momentos importantes de decisão, pessoas que o ajudaram…Trazer à memória a sua ordenação…a Missa Nova…tudo dom e graça do amor de Deus…Trazer à memória os anos sacerdotais com tudo o que Deus fez em si e através de si: sacramentos, pregações, ajuda espiritual, colaboração, acção apostólica, litúrgica, social, visita a doentes, etc. etc. Trazer à memória momentos belos e grandes da vida sacerdotal…um após outro…revivê-los, dar graças…louvar as maravilhas de Deus na sua vida sacerdotal…Trazer à memória momentos belos, grandes, inesquecíveis…Fazer um longo hino de acção de graças…Saboroso e agradecido…

 

Nesta linda e bela história do sacerdócio que Jesus Cristo partilhou com cada sacerdote, que ele vive com empenho e alegria não deixou de haver, infelizmente, manchas negras…infidelidades…lacunas…omissões…pecados…Rever esta história, trazer à memória essa negatividade e pedir perdão, suplicar misericórdia…”Tem piedade de mim que sou pecador”…”Lavai-me e ficarei mais branco do que a neve”…” Senhor, perdão e misericórdia”…”Dai-me um coração novo, um espírito novo”…Não ter medo de trazer à memória este passado mais negativo, para que, novamente purificado, se deixe ficar mais liberto, mais fiel, mais entusiasmado em corresponder à graça e ao dom do sacerdócio…

 

Este Ano Sacerdotal, como dom e graça, em Igreja, exige dos sacerdotes certa tenacidade, determinação, audácia, para crescer na fidelidade, numa radicalidade maior, num amor mais puro e mais intenso…Qual a dimensão da sua vida pessoal, sacerdotal, pastoral, litúrgica que precisa de maior renovação? Nos seus compromissos sacerdotais, feitos na ordenação e renovados em cada Quinta-Feira Santa, qual o que preciso de viver melhor e intensificar maior energia interior para ser mais fiel? Com encanto e audácia, acreditando no amor louco e apaixonado de Jesus Cristo, Único e Eterno Sacerdote. Como vou tentar ser mais determinadamente fiel? Que meios vou colocar?

 

Terminar com um longo diálogo, tu a tu, coração a coração, com Jesus Sacerdote…Colocar n’Ele a vida sacerdotal, oferecer minhas e desejos, pedir garça para conseguir ser mais fiel…Colocar n’Ele os ministérios apostólicos, vida paroquial… Oferecer-Lhe, com ânimo, encanto, liberalidade, o ser todo inteiro com o desejo de se identificar mais com Ele. Oferecer-Lhe propósitos, compromissos,  planos…  d’Ele, só d’Ele, sempre d’Ele… Querer ser só sacerdote, sempre sacerdote, intensamente sacerdote…. Rezar-Lhe, oferecer-se, entregar-se…pedir graça…

Padre Dário Pedroso
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES