
2º Cada sacerdote deve, antes de mais, recordar a sua caminhada vocacional: apelos de Deus, momentos importantes de decisão, pessoas que o ajudaram…Trazer à memória a sua ordenação…a Missa Nova…tudo dom e graça do amor de Deus…Trazer à memória os anos sacerdotais com tudo o que Deus fez em si e através de si: sacramentos, pregações, ajuda espiritual, colaboração, acção apostólica, litúrgica, social, visita a doentes, etc. etc. Trazer à memória momentos belos e grandes da vida sacerdotal…um após outro…revivê-los, dar graças…louvar as maravilhas de Deus na sua vida sacerdotal…Trazer à memória momentos belos, grandes, inesquecíveis…Fazer um longo hino de acção de graças…Saboroso e agradecido…
3º Nesta linda e bela história do sacerdócio que Jesus Cristo partilhou com cada sacerdote, que ele vive com empenho e alegria não deixou de haver, infelizmente, manchas negras…infidelidades…lacunas…omissões…pecados…Rever esta história, trazer à memória essa negatividade e pedir perdão, suplicar misericórdia…”Tem piedade de mim que sou pecador”…”Lavai-me e ficarei mais branco do que a neve”…” Senhor, perdão e misericórdia”…”Dai-me um coração novo, um espírito novo”…Não ter medo de trazer à memória este passado mais negativo, para que, novamente purificado, se deixe ficar mais liberto, mais fiel, mais entusiasmado em corresponder à graça e ao dom do sacerdócio…
4º Este Ano Sacerdotal, como dom e graça, em Igreja, exige dos sacerdotes certa tenacidade, determinação, audácia, para crescer na fidelidade, numa radicalidade maior, num amor mais puro e mais intenso…Qual a dimensão da sua vida pessoal, sacerdotal, pastoral, litúrgica que precisa de maior renovação? Nos seus compromissos sacerdotais, feitos na ordenação e renovados em cada Quinta-Feira Santa, qual o que preciso de viver melhor e intensificar maior energia interior para ser mais fiel? Com encanto e audácia, acreditando no amor louco e apaixonado de Jesus Cristo, Único e Eterno Sacerdote. Como vou tentar ser mais determinadamente fiel? Que meios vou colocar?
5º Terminar com um longo diálogo, tu a tu, coração a coração, com Jesus Sacerdote…Colocar n’Ele a vida sacerdotal, oferecer minhas e desejos, pedir garça para conseguir ser mais fiel…Colocar n’Ele os ministérios apostólicos, vida paroquial… Oferecer-Lhe, com ânimo, encanto, liberalidade, o ser todo inteiro com o desejo de se identificar mais com Ele. Oferecer-Lhe propósitos, compromissos, planos… d’Ele, só d’Ele, sempre d’Ele… Querer ser só sacerdote, sempre sacerdote, intensamente sacerdote…. Rezar-Lhe, oferecer-se, entregar-se…pedir graça…
![]() |
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Numa muito esclarecida e esclarecedora entrevista ao Notícias de Viana, no passado 9-2-2023, o Padre...
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
Todos somos chamados à coragem. Não podemos transigir na responsabilidade, exige-se-nos determinação...
ver [+]
|