Lisboa |
Semana Nacional Cáritas (17 a 24 de março)
Cáritas de Lisboa ajuda paróquias a pagar medicamentos
<<
1/
>>
Imagem

Noventa por cento do peditório anual em Lisboa, durante a Semana Nacional Cáritas, vai reverter a favor das paróquias aderentes, para pagamento de medicamentos. A informação foi revelada pelo presidente da Cáritas Diocesana de Lisboa.

“Infelizmente há quem entre nós não tenha acesso à medicação de que tanto precisa. E não são apenas idosos os que manifestam esta terrível necessidade. São adultos em idade ativa, desempregados e doentes, a quem as ajudas do Estado e de outro tipo não são suficientes. Por essa razão, este ano, 90% do Peditório Nacional na Diocese de Lisboa reverterão a favor de cada uma das paróquias envolvidas, para que Grupos Paroquiais de Ação Social possam porventura pagar o receituário médico de quem não tem recursos económicos para o fazer. Os outros 10% reverterão, como é habitual, para a Cáritas Portuguesa”, informa Luís Macieira Fragoso, numa carta enviada recentemente ao clero, lembrando que o peditório vai decorrer de 17 a 24 de março, ao longo de quatro dias. “Não são estes o grande momento das celebrações, mas são certamente um seu ‘ponto alto’, aquele que coloca sempre num frente-a-frente a instituição da Cáritas e o público em geral. O peditório é por essa razão um concreto e real medidor da confiança que as pessoas têm na Cáritas, e bem para lá do que possam eventualmente doar”, acrescenta o presidente da direção da instituição.

A carta aos sacerdotes apela ainda à mobilização das paróquias. “Ainda que não seja necessário, reforçamos nesta missiva o apelo a uma mobilização paroquial de todos para que aos mais doentes da comunidade não falte a medicação necessária. Maior o envolvimento de pessoas neste peditório, maior a probabilidade, certamente, da saúde de muitos. Esse o nosso grande desejo. Agradecemos sempre com o coração esta colaboração, que não é outra que o exercício próprio da missão sócio-caritativa da Igreja, em cada sua Diocese e Paróquia”, escreveu Luís Macieira Fragoso.

 

‘Juntos numa só família humana’

Depois de Carnaxide, em 2017, e Alcobaça, no ano passado, a Semana Nacional Cáritas no Patriarcado de Lisboa, este ano com o tema ‘Juntos numa só família humana’, vai decorrer este ano na Paróquia de Santiago de Camarate, “no seguimento também do apoio que tem sido dado ao bairro da Torre, da qual faz parte”. “A Semana irá apelar a que todos façamos parte de uma mesma família humana, partilhando com todos quem somos e o que temos a nosso uso”, salienta a missiva da Cáritas Diocesana de Lisboa.


Informações: 210991649 ou www.caritaslisboa.pt

Na Tua Palavra
Não nos separemos d’Ele!
por D. Nuno Brás
A OPINIÃO DE
Isilda Pegado
1. Termina agora o ano judicial e milhares de casos de crianças, pais e mães envolvidos em longas contendas,...
ver [+]

P. Duarte da Cunha
Os nossos olhos e tudo o que lhes está associado no cérebro tornam possível essa coisa maravilhosa que é ver.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
Galeria de Vídeos
Voz da Verdade
EDIÇÕES ANTERIORES