Artigos |
P. Manuel Barbosa, scj
Leituras pascais

Estando praticamente a meio do percurso quaresmal, pode soar a estranho intitular estas notas de leituras pascais. Refiro-me a alguns escritos, publicados em inícios da Quaresma, mas com todo o horizonte pascal. Aliás, não há Quaresma sem Páscoa nem Páscoa sem Quaresma. «Cimeira… O Padre… Procura-se…» são convidativos à mudança de atitudes, de mentalidades, de estilos de vida, seja qual for a situação de vida de cada qual.

CIMEIRA, mais concretamente, «Cimeira no Vaticano, a proteção dos menores na Igreja, consciencialização e purificação», da editora Paulus, é a primeira proposta. Trata-se da compilação dos principais textos da cimeira que ocorreu no Vaticano sobre esta temática, para a qual os presidentes das conferências episcopais foram convidados pelo Papa Francisco: discursos do Papa, pontos de reflexão e testemunhos de vítimas de abuso sexual preencheram os quatro dias do encontro, sob os lemas da responsabilidade, da responsabilização e da transparência.

Vale a pena tudo reler, em particular o discurso conclusivo do Papa. Aí nos alerta para este gigantesco drama espalhado na sociedade, nas famílias e também na Igreja. Com a tutela e a proteção das crianças sempre em primeira linha, convida-nos a enfrentar esta tragédia com seriedade impecável e em atitude de verdadeira purificação. Isso exige formação, reforço e verificação das diretrizes e normas das conferências episcopais, acompanhamento das pessoas abusadas. Sem esquecer as enormes proporções que este crime atinge no mundo digital e no turismo sexual. O Papa termina com um sentido agradecimento à grande maioria de sacerdotes que servem o Senhor com fidelidade e gastam as suas vidas ao serviço da Igreja.

«O PADRE, ministro e testemunha da alegria do Evangelho» constitui a segunda proposta de leitura, edição das Paulinas que compila as intervenções no Simpósio do Clero de setembro passado. Inclui conferências, testemunhos e homilias de variados autores sobre a temática, entre eles o prefeito da Congregação vaticana para o Clero, Cardeal Stella, e o respetivo secretário, o bispo D. Jorge Wong. Com grande significância surge a emotiva evocação, feita pelo nosso Cardeal-Patriarca, de D. António Francisco dos Santos, uma «lembrança grata e saudosa» de feliz memória. Uma obra a revisitar pelos sacerdotes e por quantos querem servir e testemunhar com alegria a causa do Evangelho.

«PROCURA-SE Amigos e Lavadores de Pés» é a terceira proposta de leitura, do Cardeal Seán O’Malley, arcebispo de Boston, com as reflexões, homilias e meditações que proferiu no recente retiro dos bispos portugueses que orientou em Fátima no início desta Quaresma. O autor convida-nos a «viver tudo ao ritmo da liturgia e da missão, a pormo-nos de joelhos para sentir a Palavra de Deus». Como afirma D. José Tolentino Mendonça no prefácio «o humor também converte», essa sentida atitude ajoelhada diante da Palavra é «o segredo que faz do Cardeal O’Malley um dos grandes mestres do nosso tempo. Quem ler este livro, não o vai esquecer!».

À partida, podem parecer leituras seletivas para padres e bispos. Mas a todos servem para autêntica renovação do nosso ser em Cristo, como seus seguidores e missionários, radical dinamismo do qual ninguém pode estar isento.

Assomados em pleno tempo quaresmal, estes textos só podem ser meditados em alegre horizonte pascal, sem esquecer, claro está, que a essencial leitura para estes tempos é a abundância da Palavra de Deus, plenamente manifestada na Cruz pascal do Ressuscitado. Mas estas três leituras sugeridas, a ajuntar a tantas outras, mesmo não sendo da essência da Palavra que é Deus em Jesus Cristo, podem contribuir para o processo de conversão interior e comunitária a que Deus nos chama.

Boas leituras pascais, mesmo estando a meio da Quaresma!