Lisboa |
Domingo de Ramos na Sé Patriarcal de Lisboa
“Vivamos estes dias como surpresa de Deus”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca convidou os cristãos a concentrarem-se “na Cruz” durante as celebrações de Páscoa. Em Domingo de Ramos, na Sé de Lisboa, D. Manuel Clemente desafiou ainda à surpresa.

 

“Deixemo-nos surpreender pela Paixão de Cristo na paixão do mundo. Dito doutro modo, acompanhemo-lo como Ele mesmo nos acompanha, por imprevisível que seja. Vivamos estes dias como surpresa de Deus. Facilidades ou dificuldades vivamo-las com Cristo, que as viveu connosco, antes de nós e por nós. Podemos até desconfiar do que prevemos, por ser demasiado nosso. Para confiarmos plenamente na vontade de Deus, vitoriosa sempre, como o foi na Cruz”, convidou o Cardeal-Patriarca de Lisboa, na celebração de Domingo de Ramos, que decorreu no passado dia 14 de abril, na Sé.

Sublinhando que a Semana Santa, também conhecida por “Semana Maior”, é “oportunidade e graça” para aprofundar “os motivos, também maiores, da nossa vida e da nossa fé”, D. Manuel Clemente sublinhou a importância de “converter as vidas, a partir dos momentos definitivos que Deus quis viver connosco na Páscoa de Jesus”. “Ao longo destes dias, estando realmente atentos, acompanharemos os últimos episódios de Jesus neste mundo, como era então, tão distante no tempo e tão próximo no essencial”, apontou, convidando a concentrar na Cruz: “Esta sim, caríssimos irmãos – esta sim e esta sempre – é a razão de estarmos aqui, iniciando a Semana que Jesus santificou, razão única, bastante e salutar. É certo que a Liturgia é pródiga em palavras e sinais. Mas concentremo-nos mais na Cruz que nos salva, assumindo-a também”.

fotos por Arlindo Homem
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES